Em Brasília de Minas, artistas plásticos criam calçadão artístico em mosaico que poderá entrar para o Guinness Book

Os trabalhos feitos na calçada na Avenida Brasil, do município de Brasília de Minas, no Norte do Estado, tem chamado atenção. O local, que liga o centro da cidade até o Andú, está passando pela criação de um grande mural horizontal por meio de uma técnica chamada mosaico, feita com pedacinhos de azulejos.

Os responsáveis pela obra de arte são os artistas plásticos Diogo Sousa Pinto e Cristhian Santos Neves que resolveram aproveitar a extensão da calçada para a criação. “A calçada ficou completamente destruída após uma forte enchente que atingiu a cidade neste ano de 2020. Então estamos aproveitando que o passeio passou por reformas da prefeitura, para realizar a decoração”, conta o artista Cristhian Santos.

O projeto segue coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Juventude em parceria com a Secretaria de Esportes e Turismo. A área construída deve chegar a 350 metros de comprimento, com cobertura de uma área de 700 metros quadrados. “O município de Brasília de Minas tem transformado grandes espaços públicos, como paredes e fachadas, em verdadeiras obras de artes, e seguindo essa linha, a novidade é o painel artístico em mosaico que está sendo feita no calçadão da Avenida Brasil”, explica o Ricardo Simões, secretário da pasta de Cultura e Juventude.

Na calçada serão ilustradas as estações do ano, e em cada uma delas, as festividades e manifestações culturais características do município. “Trabalho com grafite há mais de 17 anos e é a primeira vez que faço mosaico. É preciso ter muita paciência por dependendo do desenho a ser ilustrado demora muito; estamos fazendo uma média de seis metros por dia, retratando toda cultura norte-mineira, em especial de Brasília de Minas, com seus festejos  e tradições”, destaca Cristhian Santos.

O término das obras artísticas está previsto para o mês de dezembro deste ano, e segundo o secretário, foi identificado que o projeto será a maior do Brasil até o momento, e segundo pesquisas, possivelmente o maior do mundo. Caso seja constatado, o município entrará para o famoso Guinness Book, um livro com os recordes mundiais.

“Pretendemos atingir esse feito, o de recorde mundial de maior painel horizontal colorido construído na técnica mosaico. Isso em uma cidade muito festiva, onde queremos fomentar o turismo. Ou seja, além entreter com os nossos eventos, queremos também entreter com esses espaços artísticos; onde as pessoas poderão fazer uma caminhada pela calçada e apreciar esse talento que nós norte-mineiros temos para com a arte”, expõe Ricardo Simões.

Para os interessados em contribuir com a produção do painel, os organizadores pedem a doação de cacos de cerâmicas coloridas. Os interessados podem fazer contato pelo telefone (38) 9.9121-4493, que colaboradores do município farão a retirada no local da doação.

 

**Escrita pela repórter Denise Jorge