Programas ambientais de Montes Claros concorrem a prêmio da Agência Nacional das Águas

Foto: Fábio Marçal

Dois programas ambientas de Montes Claros estão concorrendo ao prêmio da Agência Nacional das Águas (ANA). O primeiro é o Ecocrédito, projeto pioneiro que virou modelo no mundo, no qual o produtor é remunerado pelo município por preservar matas e fontes de águas, evitando o desmatamento. O segundo é projeto das Barraginhas (barramento e cercamento de nascentes), outra forma que a prefeitura encontrou para estimular o produtor a preservar as águas, por meio do Fundo Ambiental Municipal do Meio Ambiente (Famma).

A ANA, é o órgão mais importante na esfera federal na gestão das águas; ela premia a cada dois anos projetos e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos, que inclui a conservação e o uso eficiente da água combatendo o desperdício e a poluição de recursos hídricos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, Montes Claros é um município que tem investido muito na proteção ambiental, com dezenas de projetos, programas e ações que estão propiciando uma melhor qualidade de vida para a população. “Além do Ecocrédito e do Barraginhas, temos várias frentes quem vêm impactando a cidade e a zona rural”, enfatizou.

Montes Claros conta hoje com os programas Estradas Ecológicas, Vale-Verde, Crescendo Juntos, Onda Verde, Cidade Jardim, entre outros. Os programas “Para Além das Prisões” e “Jardim Para Borboletas” são outras iniciativas adotadas com exclusividade em Montes Claros. De acordo com o secretário, elas estão transformando a cidade numa verdadeira galeria de arte a céu aberto, além de dar dignidade aos reeducandos dos presídios e as pessoas em situação de rua.