O Hospital municipal São Sebastião, de Mirabela, no Norte de Minas, recebeu nesta terça-feira (28 de julho), um respirador mecânico para auxiliar no tratamento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. A doação foi realizada pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),
A Unidade de Saúde mirabelense é composta por 30 leitos, sendo oito deles para pacientes da Covid-19. Para o diretor, Deivison da Costa Santos, com o novo respirador a ala destinada aos pacientes está completa. “Temos os profissionais, as barreiras, eletrocardiograma, monitores, aspiradores, bombas de infusão, tudo seguindo as normas técnicas das autoridades de saúde”, garantiu.
A entrega do aparelho foi realizada pelo reitor da Unimontes, Antônio Alvimar Souza. De acordo com o professor, a função da Universidade é ensino, pesquisa e extensão e trabalha pelo Norte de Minas, pelo bem da população.
“Estamos felizes em poder ceder o equipamento para Mirabela. Temos a preocupação com as pessoas e temos em Montes Claros a nossa grande sala de aula, que é o HUCF, que atende uma região com mais de 1,3 milhão, atende mais de 250 pessoas no Pronto-Socorro por dia, pessoas de diversas regiões, em todas as especialidades. Uma tarefa importante de uma universidade publica, que cuida de um hospital 100% SUS”, diz.
O hospital de Mirabela já havia tentando comprar um respirador, mas sem sucesso. Segundo a coordenadora de Núcleo de Rede, Charlene Souto, num momento tão difícil e novo para o sistema de saúde, a chegada do equipamento é alívio na assistência aos usuários.
“Buscamos um respirador para comprar e não conseguimos. Em alguns lugares, preços exorbitantes, outros sem estoque. E já estávamos quase desistindo quando vimos na mídia que o HU teria recebido novos aparelhos, o que acendeu uma luz pra nós e ‘cercamos’ vocês de todos os lados. Iniciamos uma verdadeira corrida contra o tempo, pois nosso único objetivo é salvar vidas. Uma luta diária”, garantiu.
Mirabela notificou 287 casos suspeitos de coronavírus e registrou 21 casos confirmados, sendo um óbito. Os dois últimos casos foram confirmados nesta terça-feira (28). Trata-se de uma mulher de 43 anos de idade. A paciente apresentou dores no corpo e na garganta, além de febre e espirros. E um homem de 38 anos que realizou o exame por meio particular. Todos seguem acompanhados pelas equipes de saúde. No total, 15 pacientes são considerados curados.
**Com informações da Ascom de Mirabela