Após denúncia, Guarda Municipal de Montes Claros realiza apreensão de pipa com cerol

Agentes da Guarda Municipal de Montes Claros estiveram nessa segunda (20), na Avenida Sidney Chaves, atendendo a uma denúncia feita através do número 153. No local, os guardas se depararam com algumas pessoas soltando pipa com cerol e que, ao verem os agentes, fugiram imediatamente, deixando para trás o material proibido.

De acordo com a Prefeitura, a fiscalização faz parte da campanha “Pipa Legal – Cerol Mata”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos trazidos pelo cerol e pela linha chilena, responsáveis por causar diversos acidentes e até mesmo matar. A fiscalização tem apreendido vários carretéis e pipas, além de notificar os responsáveis por crianças e adolescentes que praticam a perigosa “brincadeira”.

A pipa e o carretel apreendidos na ocorrência serão destruídos pela Prefeitura. As denúncias podem ser feitas pelo número 190 da Polícia Militar e pelo 153 da Guarda Municipal. Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, os agentes além de fiscalizar os estabelecimentos comerciais que estão operando clandestinamente vendendo o material, a internet também será alvo das ações de prevenção.

“O Comando de Inteligência da PM, juntamente com a Guarda Municipal vai fiscalizar também as redes sociais, para identificar e coibir essa ação criminosa praticada em nossa cidade. A Prefeitura de Montes Claros está tomando todas as providências cabíveis para preservar a integridade física da população, principalmente dos motoqueiros”.

Em Minas Gerais, o uso de linha chilena ou cerol são proibidas por uma lei estadual desde 2002. Em Montes Claros, a menos de um mês, uma mulher de 41 anos morreu após ter o pescoço atingido pela linha chilena. Na época, de acordo com a polícia militar, a vítima seguia de moto com o filho de 11 anos na garupa, quando um carro arrastou a linha e acabou matando a condutora. O menino não teve ferimentos.

Quatro dias antes desta morte, em 04 de junho, uma mulher de 38 anos ficou ferida, também no pescoço, após ser atingida por uma linha de pipa com cerol. O acidente aconteceu no Bairro Major Prates. A mulher também pilotava uma motocicleta. O Samu foi acionado, a vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada para o Hospital Universitário Clemente de Faria.