Um homem de 40 anos procurou o Corpo de Bombeiros de Montes Claros para retirar um anel que ficou preso ao dedo, na tarde dessa quarta-feira (15 de julho). A remoção do anel foi feita com um kit de mini retífica.
De acordo com os bombeiros, o homem bateu à porta do quartel, pois o anel, que aparentava ser de aço, estrangulava o dedo polegar. Para os militares, ele informou que havia ganhado o objeto recentemente e colocado há dois dias.
Na ação, foi preciso cortar o anel com um kit de mini retífica, sem causar ferimentos na vítima. A retirada do anel, segundo os bombeiros, durou poucos segundos. Assista ao vídeo acima.
Com a serra circular de uma retífica, os bombeiros cortaram o anel e o abriram com um alicate. O Corpo de Bombeiros não soube especificar a causa do inchaço que causou o problema na vítima.
O que fazer?
O Corpo de Bombeiros orienta que, ao ter o dedo preso com anel ou aliança, os moradores devem procurar atendimento de urgência, para fazer a retirada, caso soluções caseiras como passar detergente no local não resolverem.
Para evitar tais complicações, confira algumas recomendações:
- Evite usar anéis apertados e procure comprar o acessório um pouco maior que o tamanho dos dedos;
- Modere o uso de sal nas refeições e tenha uma hidratação adequada ao longo do dia;
- Evite ficar muito tempo em pé ou sentado;
- Não realize atividades físicas usando anéis;
- Ao perceber inchaços nos dedos, retire imediatamente o anel e reponha-o somente quando o inchaço diminuir.