A prefeitura de Januária, no Norte de Minas, confirmou a primeira morte em decorrência do coronavírus, nessa sexta-feira (3 de julho). Segundo informações do município, tratava-se de uma idosa, de 73 anos, da zona urbana do município, diabética que deu entrada no Hospital Municipal de Januária, dia 28 de junho Ela apresentou febre, dispneia, desconforto respiratório e saturação menor que 95; foi a óbito no dia 29 do mesmo mês, na unidade hospitalar. A confirmação foi feita após análise laboratorial.
Ainda na cidade, um novo caso da doença foi confirmado, neste sábado (4 de julho), aumentando para 21 o número de contaminados. De acordo com o boletim, trata-se de uma senhora, de 44 anos, moradora da zona urbana do município, sem comorbidade, assintomática e estável. Ela foi testada positiva em laboratório particular e, desde então, está em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela Telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde.
Em Januária, 445 casos já foram notificados até o momento. Um óbito está em investigação e outros quatro foram descartados. 99 são considerados suspeitos, estão em isolamento domiciliar e monitorados. 200 pacientes que apresentaram sintomas de gripe, mas não tiveram critérios de testagem, foram isolados, monitorados e tiveram alta por síndrome gripal não especificada A secretaria orienta que a população mantenha os cuidados com a higienização, uso de máscaras e distanciamento social.