A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da Décima Primeira Região (11ª RPM), realiza a Campanha Conjunta Voluntária de Doação de Sangue no Hemocentro de Montes Claros. A ação teve início nesta segunda-feira (29 de junho) e segue até o dia 02 de julho.
Especificamente para esta campanha, serão atendidos diariamente 40 policiais e bombeiros militares, além de outras instituições envolvidas. Eles estão sendo divididos em grupos de dez pessoas, em diversos horários, para evitar aglomeração, diante a pandemia do coronavírus.
De acordo com a responsável pela captação de doadores do Hemocentro Regional de Montes Claros, Rosana Ferreira, no mês de junho, a incidência de doadores de sangue tende a diminuir naturalmente devido às doenças respiratórias típicas desta época, já que durante esse período as temperaturas caem. E, aliado a este fator, vivenciamos a pandemia da Covid-19, que agravou ainda mais o sistema de captação de doadores.
Para quem tiver o interesse em realizar a doação, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone 155, clicando na opção 1 ou ou pelo site do governo. Mais informações pelo (38) 3218-7800.
“Temos que atender aos decretos e normas sanitárias de segurança em relação ao coronavírus. O Limite máximo no ambiente de doação é de 17 pessoas. Grupos somente até 10 pessoas e por agendamento”, ressalta Rosana Ferreira, sobre o período de pandemia.
Quem pode doar?
- Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos; (menores poderão doar apenas com consentimento dos pais ou responsáveis legais); A primeira doação somente poderá ser feita por candidatos com menos de 60 anos.
- Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior a doação (6 horas no mínimo);
- Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica;
- Apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (dentro do prazo de validade) com foto;
- Não apresentar nenhum sintoma de febre amarela, dengue, zika, sarampo e chikungunya, nos últimos 30 dias.