A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realizou nessa terça-feira (16 de junho), o repasse de amostras cedidas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), para que o Laboratório de Pesquisas em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Com a ação, possibilitará a realização de painel viral e, através do qual, será possível fazer a comparação dos resultados dos exames realizados em Montes Claros e em Belo Horizonte para o diagnóstico para identificação da Covid-19. A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta que a realização dos exames na maior cidade do Norte de Minas promoverá maior agilidade na obtenção de resultados.
“Nesta semana a SES-MG está dando dois importantes passos para que o laboratório de pesquisas da Unimontes comece a realizar, efetivamente, as análises de amostras de pacientes suspeitos de terem contraído a Covid-19. A realização de exames na macrorregião de saúde do Norte de Minas dará maior agilidade na obtenção de resultados uma vez que, até então, toda semana servidores da SRS tem que realizar viagens a Belo Horizonte para entrega de amostras no laboratório da Funed”, observa a superintendente.
Reforçando a importância da habilitação do laboratório a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes frisa que “a agilização dos resultados dos exames dará suporte aos gestores municipais na tomada de decisões relativas à adoção ou não de medidas de isolamento e distanciamento social, visando conter a rápida proliferação do coronavírus o que, se acontecer, poderá resultar na superlotação dos serviços de saúde, entre eles os hospitais”.
Diante da habilitação do Laboratório de Pesquisas os resultados dos testes para casos suspeitos poderão sair em até 12 horas, conforme avalia o pró-reitor de pós-graduação, professor e pesquisador da Unimontes, André Luiz Sena Guimarães. Ele destaca a “importante ação da Frente Universitária contra a Covid-19 na iniciativa que resultou no credenciamento do Laboratório para a realização dos testes. Inicialmente a Frente era formada por professores e pesquisadores voluntários, vinculados ao laboratório dos mestrados e doutorados em ciências da saúde e biotecnologia, mas o grupo ganhou a adesão de pessoas de outros setores da comunidade e o apoio de entidades parceiras”.