A Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), passará sobre o céu de Montes Claros nesta segunda-feira (11 de maio) e será possível observá-la a olho nu. Segundo o site da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), o “fenômeno” deve ocorrer por volta das 18h27.
De acordo com o astrônomo amador, Júlio César Guedes Antunes, membro do Centro de Estudos Astronômicos de Montes Claros (Ceamontes), todos poderão ver a estação. “A Estação aparece como uma grande estrela branca se movimentando rapidamente pelo céu. Hoje virá do sul e cortará o céu em direção ao leste. Como o tempo está bem aberto, será bem visível. É um espetáculo a parte. Já observei várias vezes e nunca me canso”, conta.
A própria Nasa oferece um serviço para que qualquer pessoa possa acompanhar a estação por meio do site Spot The Station (Detecte a Estação) ou ainda em um aplicativo para smartphone, o ISS Detector. Basta procurar a localidade onde mora para ter acesso a uma lista incluindo dia, hora e o local do céu para onde se deve olhar.
Satélites artificiais
Nesta segunda-feira, a partir das 18h00, será possível observar também no céu da maior cidade do Norte de Minas os satélites da rede Starlink, da empresa americana SpaceX.
Os primeiros equipamentos foram lançados no dia 29 de janeiro deste ano e a empresa pretende lançar ao todo 12 mil. A gigante estadunidense pretende fornecer o serviço de acesso rápido de internet em qualquer lugar do planeta.
A rota dos satélites pode ser acompanhada por sites como o N2YO. É possível, inclusive, descobrir os horários exatos das próximas passagens do satélite sobre sua localização, clicando neste link.
Em Montes Claros já foi possível a observação dos satélites e muita gente ficou assustada quando não sabiam que as luzes misteriosas que se movimentavam no céu se tratavam dos equipamentos.