Começa nesta segunda-feira (11 de maio), a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta etapa a Campanha será dividida em duas, sendo que no período de 11 a 17 de maio contemplará a vacinação de gestantes, puérperas, deficientes e crianças com idade entre seis meses a menores de seis anos. Já a segunda fase acontecerá entre os dias 18 de maio e 5 de junho, com vacinação de adultos com idade entre 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.
Com público estimado em mais de 240 mil pessoas residentes em 54 municípios integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS),para a implementação da terceira etapa o órgão já repassou aos municípios 57% das doses de vacinas necessárias. O Ministério da Saúde está entregando as vacinas aos municípios por etapas, conforme cronograma estabelecido com o Instituto Butantan.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes lembra da importância dos municípios intensificarem as ações de mobilização da população alvo da Campanha. Porém, para evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde, a coordenadora observa que os municípios podem optar por formatos diferenciados de organização de processos de trabalho das equipes, inclusive com estabelecimento de parcerias com outras instituições públicas e privadas visando descentralizar o máximo possível a vacinação para além das unidades de atenção primária à saúde.
“A vacina deixa o sistema imunobiológico protegido contra cepas do vírus influenza, milhares de vezes mais comuns do que o coronavírus. Se a pessoa tiver algum problema de saúde e avisar que foi vacinada contra a gripe, isso auxiliará os profissionais de saúde a pensar em outros vírus e, com isso, viabilizar um diagnóstico e tratamento mais precisos”, observa Agna Menezes.
Etapas
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza começou dia 23 de março tendo como públicos alvos idosos e trabalhadores da área da saúde. A segunda etapa da Campanha está em andamento tendo como prioridade a imunização de profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de condições clínicas especiais e de doenças crônicas não transmissíveis; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade; trabalhadores do sistema portuário; caminhoneiros; motoristas e cobradores do transporte coletivo.