SES-MG repassa ao Norte de Minas mais 12,7 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou, nesta sexta-feira (8 de maio), à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e para as gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora nova remessa de cerca de 13 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus. O critério do repasse dos testes aos 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas segue orientações definidas pelo Ministério da Saúde, levando em conta a população residente em cada município.

As populações alvo exclusivas para a realização dos testes são profissionais de saúde atuantes nos serviços de atenção primária, hospitais, pronto socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que venham apresentar síndrome gripal com quadro respiratório agudo; profissionais de segurança pública em atividade; pessoas que apresentem síndrome gripal e que residam no mesmo domicilio de um profissional de saúde ou de segurança em atividade; e pessoas com 60 anos ou mais que receberam diagnóstico de síndrome gripal.

Com a nova remessa a região passa a ter disponibilidade de mais de 17 mil testes rápidos, uma vez que na última semana de abril as secretarias municipais de saúde receberam cerca de 4 mil.

Nesta segunda remessa a distribuição dos testes rápidos ficou da seguinte forma: 8.820 mil serão repassados para 54 municípios integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros; 2.960 mil testes serão divididos entre 25 municípios pertencentes à área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Januária e 980 testes serão repassados a sete municípios que pertencem à GRS de Pirapora.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques reforça que “a disponibilização dos testes rápidos possibilita a triagem de profissionais que atuam em serviços essenciais, como de saúde e segurança, que venham a ser acometidos pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Além disso, a testagem envolvendo a população idosa é importante visto que esse público tem maior potencial de aumento de complicações de saúde em caso de infecção por Covid-19. A testagem rápida de idosos que apresentem sintomas de síndrome gripal contribui para o melhor manejo clinico dessa população”, observa Dhyeime Marques.