Com a chegada do frio, que vai de maio a julho em Mirabela, no Norte de Minas, um projeto está recolhendo materiais para a construção de casinhas para os animais de rua se aquecer.
A iniciativa é da estudante de Farmácia, Maria Vitória Gomes Queiroz, de 21 anos. Segundo ela, a preocupação com os bichinhos é grande, já que desde criança foi ensinada a respeitar e amar todos os tipos de animais.
“Sempre me preocupei com os animais, principalmente com os de rua, abandonados. Portanto, todo ano nessa época de maio, junho e julho são sempre muito frias principalmente a noite. Cultivo essa ideia há muito tempo, mas agora estou tendo a oportunidade de realizá-la”, conta.
Os materiais recolhidos são os mais diversos como caixas de papelão ou madeira, retalhos, tecidos e cobertores velhos, qualquer quantidade ajuda. As casinhas que serão confeccionadas servirão como novas moradias para os bichos.
Com o projeto em mente, o primeiro passo foi chamar a atenção das pessoas para que a iniciativa desse certo; foi então que a universitária teve a ideia de gravar um vídeo e postar nas redes sociais.
“Pra mim, a importância deles é como um amigo, companheiro, um ser de quatro patas que não quer nada em troca de você, apenas amor e carinho, assim como um ser humano. Os animais, pra mim, vieram para ensinar os humanos a compreender o exato sentido da palavra amor”, disse.
Quem quiser contribuir deve entrar em contato com Maria Vitória pelas redes sociais ou então entregar os materiais no laboratório Miralab ou na drogaria Viana. A idealizadora espera que a contribuição das pessoas seja, também, de zelar pelas casinhas dos pets nas ruas.
“Eu espero que aonde eu colocar os abrigos, as pessoas respeitem e não rasguem e nem peguem, são lares para eles. Esse ano será caixas de papelão, espero que ano que vem seja com material mais resistente; e quem sabe mais a frente, fazer um abrigo onde eu possa resgatar, cuidar e colocar para adoção; todos castrados e vermifugados com ajuda de profissionais da área”, finaliza.