A Prefeitura de Brasília de Minas informou na manhã desta sexta-feira (1º de maio) que 23 funcionários do Hospital Municipal Senhora Sant’Ana (HMSS) testaram negativo para a Covid-19. Eles fizeram testes rápidos para verificar a contaminação do vírus após pacientes da hemodiálise e profissionais da saúde da unidade terem sido infectados pela doença.
Devido o prefeito Geélison Ferreira da Silva (PMDB) ter apresentado sintomas da doença, ele passou pelo teste rápido e o resultado também foi negativo. O chefe do executivo segue em isolamento domiciliar aguardando o exame de contraprova.
“Continuo de quarentena aguardando a contraprova do resultado, pois, tive contato com paciente testado positivo que não tinha ciência disto no momento. Mesmo assim, o sentimento de gratidão e alívio pelo resultado somam-se ao de solidariedade às inúmeras pessoas diagnosticadas com o Covid-19”, disse o prefeito por nota.
O município informou, ainda, que mais de 500 testes rápidos devem ser realizados. Destacou que uma equipe da Gerência de Saúde de Januária realizará, nesta sexta, 200 testes entre pacientes e profissionais da unidade de saúde.
De acordo com a prefeitura, a ação, realizada no Dia do Trabalhador, vem garantir a segurança dos colaboradores na área da saúde. Para reforçar a proteção nos atendimentos da instituição, uma comissão de controle de infecção tem auditado diariamente os setores, redobrando as orientações e cuidados com o uso dos EPI’s, assim como o cumprimento de todos os protocolos.
Brasília de Minas confirmou 14 casos, sendo três óbitos, e tem outros casos em investigação.