Com o objetivo de auxiliar nos atendimentos aos pacientes com coronavírus, profissionais do SAMU Macro Norte em parceria com a organização da sociedade civil Ser(tão) Solidário estão trabalhando em um protótipo de cápsula de isolamento para transporte.
O equipamento consiste em uma estrutura que se acopla à maca e que é composta por uma espécie de grade de alumínio removível, revestida com plástico e dotada de um filtro e um exaustor bacteriológico com acessos para passagem dos cabos dos equipamentos e dutos para respiradores mecânicos. Desta forma, o paciente fica protegido ao mesmo tempo em que os profissionais do SAMU têm menos contato com as secreções do doente que poderiam contaminá-los.
Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Ubiratam Correia, o equipamento diminui a carga viral dentro da ambulância. “Além dos protocolos de biossegurança que já utilizamos, será um dispositivo a mais para assegurar nossa integridade e dar segurança para o nosso colaborador”, conta.
Erlane Sandra Mota é engenheira biomédica e clínica (especialidade que lida com gestão de tecnologias de saúde) e atua como voluntária no Ser(tão) Solidário. Em conversas com o coordenador do NEP, em que Ubiratam apontava a necessidade de um equipamento para transporte do paciente de coronavírus como via em outros países, Erlane foi juntando as informações com seus conhecimentos acadêmicos e profissionais, como uma concha de retalhos, e surgiu um primeiro protótipo de PVC.
Agora, existe um protótipo em tamanho real. O primeiro ensaio foi realizado na última terça-feira (28 de abril), mas vários testes ainda serão realizados, uma vez que procedimentos como intubação e ventilação mecânica, por exemplo, ainda deverão ser avaliados.
Kely Cristina de Moura Lacerda, a diretora executiva do Cirsun, que é a entidade que administra o SAMU Macro Norte, vê com bons olhos que o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da entidade ultrapassa a função específica de cada cargo e que a parceria com o Ser(tão) Solidário está rendendo frutos que irão beneficiar não apenas a população do Norte de Minas, que é a área de atuação do SAMU Macro Norte, mas todo o país.
Fonte: Ascom do Samu Macro Norte