Medicamentos de uso contínuo serão entregues a domicílio para pertencentes do grupo de risco, em Montes Claros

Foto: Divulgação

As Farmácias Básicas da Rede Municipal de Saúde estão entregando em casa os medicamentos de uso contínuo dos usuários idosos. A medida visa evitar a circulação de idosos no município e diminuir a aglomeração de pessoas nas Unidades de Saúde.

Segundo a Coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, Bianca Montalvão Santana, a entrega será feita pelos agentes comunitários de saúde aos usuários cadastrados em cada Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“Os medicamentos serão separados de forma individual, devidamente acondicionado e identificado por unidade de saúde de referência do paciente. O público alvo é todo o usuário idoso da Rede Municipal de Saúde”, afirmou. Ainda, segundo ela, os usuários receberão medicamentos para dois meses de tratamento.

Fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus, além dos idosos acima de 60 anos de idade, pessoas com comorbidades – doenças pré-existentes. “O Agente de Saúde irá seguir todas as recomendações para adequação das ações frente à atual situação epidemiológica referente ao Covid-19”, disse a coordenadora.

A orientação dela é que os pacientes que forem receber os medicamentos estejam usando, também, máscaras para se proteger de uma possível contaminação.

Uso obrigatório de máscaras

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), editou um novo decreto e a partir deste sábado (25 de abril) fica obrigatório o uso de máscaras na maior cidade do Norte de Minas.

A medida valerá enquanto durar o Estado de Calamidade Pública pelo surto de Covid-19 e estende a todas as pessoas que transitarem pelas vias, espaços públicos, utilizarem o transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais e de serviços da cidade. Documento prevê penalidades para quem descumprir a determinação.