AMAMS alerta: lotéricas sem dinheiro prejudicam pagamento do auxílio emergencial na região

Foto: Divulgação / Internet

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene  (AMAMS) foi acionada por vários prefeitos do Norte de Minas sobre as dificuldades que tem ocorrido para os beneficiados com o auxílio emergencial e Bolsa Família receber o pagamento onde não tem agências da Caixa Econômica Federal, pois as casas lotéricas não tem suporte para atender toda demanda, tendo em vista que o dinheiro acaba rápido. A diretoria da AMAMS acionou a Gerência de Redes da CEF no Norte de Minas que prometeu verificar onde ocorreu o problema e resolver o suprimento. A CEF pediu o apoio da AMAMS no apontamento de qualquer problema registrado.

A AMAMS alertou que é grande a procura de pessoas para receber a ajuda de R$ 600 ou R$ 1,2 mil, é grande a fila em frente as casas lotéricas, promovendo aglomeração e com isso, descumprindo as regras de prevenção à pandemia Coronavírus. O Norte de Minas tem poucas agências da Caixa Econômica e por isso, dos 86 municípios da região, mas de 70 dependem das casas lotéricas. O problema é que muitas pessoas residentes na zona rural saíram do seu habitat e foram para a sede dos municípios, buscando receber o benefício. Em uma das cidades onde só existe casa lotérica, na sexta-feira, mais de 60% deles retornaram sem receber o dinheiro e ainda amargando o prejuízo com a despesa de deslocamento. Nessa segunda-feira (20 de abril) a situação persistiu e se agravou, quando o Governo decidiu liberar mais uma cota de atendimento.

A CEF informou que toda casa lotérica tem um planejamento de suprimentos e com isso, recebe os recursos diante da demanda apresentada. Por isso, ainda ontem começou a fazer o diagnóstico das casas lotéricas que ficaram sem numerário, para ser providenciado o encaminhamento da verba em um banco mais próximo.

 A Caixa Econômica Federal libera, nesta segunda, o pagamento do auxílio emergencial a, pelo menos, 6,15 milhões de pessoas. Entre eles beneficiários do Bolsa Família que tem o número do benefício terminado em 3 e informais inscritos pelo App da Caixa. Dos informais inscritos no App, 4.230.900 recebem na Poupança Social Digital Caixa. O dinheiro será creditado a trabalhadores que não estavam no CadÚnico, MEIs e autônomos que contribuem para o INSS e se cadastraram no sistema entre o dia 9 e o dia 11 de abril.

 

Fonte: Ascom da AMAMS