Santa Casa de Montes Claros promove ação de acolhimento psicológico para funcionários

Entre os dias 14 e 17 de abril, em virtude da situação de enfrentamento ao Covid-19, a Santa Casa de Montes Claros realizou mais duas ações destinadas aos colaboradores: o “Momento de Acolhida” e o “Plantão de Informações”. “O objetivo foi contribuir para o bem-estar de todos, do assistencial ao administrativo, visando não somente informações […]

Entre os dias 14 e 17 de abril, em virtude da situação de enfrentamento ao Covid-19, a Santa Casa de Montes Claros realizou mais duas ações destinadas aos colaboradores: o “Momento de Acolhida” e o “Plantão de Informações”. “O objetivo foi contribuir para o bem-estar de todos, do assistencial ao administrativo, visando não somente informações técnicas, mas também o cuidado com a saúde mental”, explicou o superintendente Maurício Sérgio.

O Momento de Acolhida foi realizado pelas psicólogas hospitalares, Ana Laura Costa e Paula Guimarães, nos setores do hospital. “É um novo cenário na psicologia hospitalar. Neste momento, minimizar o impacto emocional gerado de maneira coletiva, tem um significado amplo, principalmente quando encontramos com uma equipe qualificada como a nossa que, mesmo na dimensão da dificuldade, está aberta aos cuidados na alma”, disse Paula.

Ana Laura complementa ressaltando que “ao ser disponibilizada a escuta, o espaço para verbalizar, compartilhar sentimentos, sensações e aprendizados de maneira coletiva, traz leveza e conforto para os colaboradores. Percebemos ainda que as equipes estão bem integradas, contando com o apoio uns dos outros e isso é bastante importante, pois quando cuidamos dos nossos colaboradores, ajudamos a manter uma saúde mental mais equilibrada para os cuidados com os nossos pacientes”.


Já o Plantão de Informações, realizado pelas equipes de Segurança do Trabalho e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, foi destinado para esclarecer dúvidas com relação aos fluxos internos e uso de EPIs. “Assim que surgiu a possibilidade do Covid-19 chegar ao Brasil, criamos um comitê de crise no hospital. Desde então, nos reunimos todos os dias para atualizar situações como notas técnicas do Ministério da Saúde, decretos, fluxos internos, entre outros. Entre nossas discussões estão também treinamentos constantes e a questão do uso de EPIs e o repasse de informações das providências que estão sendo tomadas na Santa Casa Montes Claros”, reforça Maurício Sérgio. As ações foram realizadas durante os turnos diurnos e noturnos.

 

Fonte: Ascom do Hospital Santa Casa de Montes Claros