Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Defesa Civil e a plataforma de mobilidade 99, foi firmada essa semana para fazer a entrega domiciliar de medicamentos a pacientes que são mais suscetíveis à contaminação pelo coronavírus.
A estratégia começou a funcionar nessa terça-feira (14 de abril), em Juiz de Fora, e na próxima semana chegará a Belo Horizonte. A iniciativa visa coibir a formação de filas e evitar aglomerações já que alguns pacientes costumam ir às farmácias sem agendamento prévio.
Em Minas, existem 28 farmácias regionais administradas pelo estado, que são pontos de entrega de medicamentos para os pacientes do Sistema Único de Saúde. Para o secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, “o objetivo é diminuir as filas de comparecimento nas farmácias e evitar possíveis aglomerações”, explicou.
Expansão
O projeto de entrega domiciliar deverá ser expandido para outros 183 municípios mineiros onde a empresa 99 opera. A lista da SES-MG inclui o município de Montes Claros.
O Núcleo de Assistência Farmacêutica na maior cidade do Norte de Minas tem cerca de 4,5 mil usuários cadastrados. Esse número varia mensalmente, pois novos usuários podem ser incluídos no processo de fornecimento de medicamentos e outros podem ser excluídos do cadastro.
Por causa da pandemia o Estado está adquirindo uma quantidade maior de medicamentos para que os pacientes que realizam uso contínuo possam receber um quantitativo suficiente para tratamento por dois ou três meses. Essa medida tem por objetivo reduzir a procura presencial de pacientes.