Vereador Edmilson Magalhães deverá pedir ao MP cancelamento do contrato da Copasa por não reposição asfáltica adequada

O vereador Edmilson Magalhães segue atendendo os anseios dos moradores mesmo em meio à pandemia do coronavírus. Desta vez, ele reitera a cobrança na falta de responsabilidade nos serviços prestados pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) em Montes Claros. Segundo o edil, a empresa não tem feito a recuperação adequada dos asfaltos em vários pontos da cidade.

“Não raro, quando se passa por vias púbicas, vê-se a quantidade de buracos que se formam após manutenções feitas pela companhia. As Avenidas do Militares (Bairro Santa Rita I) e Coronel Luiz Maia (Cintra), Cônego Marcos (Cintra) – uma das mais deterioradas-, Ruas Monte Plano (Santa Rita I), General Carneiro (Centro) são exemplos citados, com risco iminente de acidentes, como sugere Edmilson. “Ela não tem um mínimo compromisso com a cidade, mínima responsabilidade.  Inclusive, chegou um superintendente novo que não está nem aí”, criticou.

Diante do comprometimento com a sociedade, o parlamentar ressaltou que poderá tomar medidas mais drásticas em relação a ineficácia dos trabalhos desempenhados nos mais diversos pontos do meio urbano, além de solicitar a suspensão do acordo.

“Se continuar, eu vou pedir o cancelamento do contrato junto ao Ministério Público porque dessa forma não há de se falar em dar continuidade ao contrato de concessão de água da Copasa.  Ela tem que fazer as manutenções, mas está destruindo a cidade. Faz as intervenções, e não conserta com o material adequado. Daí, um mês está tudo destruído. E mais, fica dois ou três meses pra consertar a intervenção que fazem. Está vergonhoso, um absurdo”, prosseguiu.

Magalhães lembra ainda que a malha asfáltica foi danificada por muitos anos e, agora que está sendo recuperada com o recapeamento feito pela prefeitura,  a empresa não tem cumprido com as obrigações. Por isso, pede celeridade à empreiteira, à Copasa para que busquem soluções sob pena de enviar ao presidente da companhia um requerimento para substituir o diretor responsável.

“Não tem como deixar desse jeito. Está uma irresponsabilidade tamanha. Muitas ruas que não têm esgoto, não estão fazendo as compactações, a recomposição asfáltica e trazendo um grande prejuízo. Com isso, quem paga é a própria população”, finaliza.

Fiscalização

A Agência Municipal de Água Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (Amasbe) tem como o objetivo regular, acompanhar e fiscalizar os serviços de abastecimento, energia, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e esgotamento sanitário no município. O presidente, Guilherme Guimarães, explica que a falta e qualidade da água – sendo que muitas vezes chega turva às residências – são as uma das principais notificações junto à mencionada pelo parlamentar.

“O serviço mais reclamado pela cidade como um todo é a de recomposição asfáltica. A prefeitura já fez cerca de 50 quilômetros de recapeamento e quase 80 de ruas novas pavimentações nos bairros. O que observamos é o seguinte: tão logo termina um serviço de pavimentação, aparece problemas. Isso demonstra que a rede da concessionária é muito ruim, ou seja, não suporta. Quando começa a vazar, se não consertar, vai piorar tudo. A gente tem que lembrar que os asfalto é apenas aquela última capa de impermeabilização”, diz.

Guilherme reforça que, assim que chega a notificação, é estipulado um prazo para correção. Em caso de não cumprimento, é aplicada uma multa. Recentemente, a agência lançou um aplicativo para o cidadão fazer a denúncia sobre as irregularidades, sendo uma ferramenta a mais na fiscalização. Intitulado Amasbe MOC, está disponível para download no Play Store, para telefones com sistema operacional Android.

O que diz a Copasa

A Copasa informou, por nota que está trabalhando com equipes reduzidas, em função das medidas para prevenção do coronavírus. E devido a isso,os técnicos da empresa estão empenhados em cumprir todas as demandas para executar as manutenções, entre elas as recomposições de asfalto, após a execução das intervenções nas redes de água e esgoto.

Ressaltou estar ciente da situação, e se comprometeu a executar no menor tempo possível as recomposições asfálticas, desde que haja condições climáticas necessárias para garantir a qualidade do serviço. E para agilizar o atendimento das solicitações dos serviços, o cliente deve entrar em contato com a Companhia no telefone 115, agência virtual, ou pelo Aplicativo Copasa Digital, informando o endereço completo que necessita de reparos.