Luzes misteriosas no céu deixaram muitos montes-clarenses assustados na noite desse sábado (11 de abril). O “fenômeno” pôde ser visto a olho nu e logo ganhou repercussão nas redes sociais.
“Meu esposo contou 11 seguidos. Minha amiga disse que já fazia bastante tempo que tava passando”, disse uma internauta. Em outro comentário um homem caracterizou as luzes como “estrelas andando uma atrás da outra”.
Apesar de curioso, o fato tem uma explicação. As luzes são na verdade 60 satélites da rede Starlink, da empresa americana SpaceX lançados no dia 29 de janeiro deste ano. A frota já conta com 240 satélites e a empresa pretende lançar ao todo 12 mil. Os equipamentos estão em fase de teste; A gigante estadunidense pretende fornecer o serviço de acesso rápido de internet em qualquer lugar do planeta.
A rota dos satélites pode ser acompanhada por sites como o N2YO. É possível, inclusive, descobrir os horários exatos das próximas passagens do satélite sobre sua localização clicando neste link.
Outros lugares do país e também do mundo puderam apreciar os pontos luminosos que os satélites formam. Essa fotografia foi registrada o céu de Joinville, Santa Catarina.
Este outro registro foi gravado na Holanda pelo arqueologista e astrônomo amador Dr. Marco Langbroek. Ele disponibilizou a filmagem no Youtube. É possível observar a movimentação dos satélites.