O prefeito Humberto Souto assinou, nesta semana, mais um Decreto Municipal que traz novas regras para o funcionamento de bancos, lotéricas e similares em Montes Claros até 29 de maio. O objetivo é evitar a transmissão do coronavírus. A divulgação foi feita nessa quarta-feira (1º de abril), quando também entrou em vigor a determinação.
Com o número 4.015, de acordo com o decreto, esses estabelecimentos devem manter o turno de funcionamento no período normal de atividade ou ampliá-lo, mas estabelecer horário de atendimento exclusivo para pessoas que fazem parte do grupo de risco, ou seja, maiores de sessenta anos, imunodeprimidos, lactantes e gestantes.
As medidas contam ainda com a restrição do atendimento presencial para limitar o ingresso nas dependências, exclusivamente, a usuários que tenham demandas urgentes; Os postos de atendimentos também deverão disponibiliz aos usuários os materiais necessários para higiene e desinfecção individual em fácil acesso; além de realizar demarcações nas calçadas e no interior das agências com o distanciamento entre elas em, no mínimo, um metro e meio.
Como forma de não provocar grande fluxo de pessoas e manter o controle para aqueles que aguardam a vez no exterior das agências, foi determinado a disponibilização de contato telefônico e e-mail do estabelecimento para agendamento de atendimento, que será feita a partir da hora marcada para integrantes do grupo de risco.
Segundo a prefeitura, o decreto poderá ser revogado pelo município antes da data de sua validade.