A Cemig informou que adotará novas medidas para a leitura de medidores em tempos de pandemia. Por isso, a partir desta quarta-feira (1º de abril), os profissionais farão as leituras do mês seguindo nova orientação de trabalho.
Segundo a companhia, o procedimento está alinhado com a Resolução Normativa 878/2020, publicada na última semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que trata do impacto da epidemia do coronavírus no setor elétrico.
Diante disso, caso os medidores estejam voltados para a rua, será realizada a leitura e entrega de contas normalmente. “Quando o medidor de energia, popular relógio, puder ser visualizado diretamente da via pública, o procedimento será do modo como os clientes estão acostumados. A conta será emitida de acordo com o valor registrado e entregue ao cliente”, disse o gerente de gestão e cadastro e faturamento de clientes da Cemig, Wellington Gleydso Cabral.
A outra maneira é se os medidores estiverem localizados no interior das propriedades, será feita após autorização de acesso pelo cliente. “Caso seja concedida, o procedimento também será padrão. Se o cliente optar por não receber a visita do leiturista, a conta será emitida com base na média de consumo dos últimos 12 meses. Como alternativa, o faturamento pela média, o cliente poderá enviar os números registrados no relógio para Cemig pelos canais virtuais”, destacou.
Para informar sobre a medição, o usuário precisa observar a data da próxima leitura, que está disponível na conta de luz do mês anterior, e realize a leitura três a cinco dias antes da data informada. Assim, é necessário também anotar os números registrados no medidor. Caso o ponteiro estiver entre dois números, anote o que for menor;
Os canais para enviar as informações são Agência Virtual, o aplicativo Cemig Atende, que você pode ser baixado baixar no celular ou no Torpedo (SMS) para o número 29810.