O coronavírus tem feito com que o governo, estados e municípios adotem várias medidas para atenderem pacientes que apresentem insuficiência respiratória e suspeita da doença. Em Pirapora, a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire implementará, já nos próximos dias, uma estrutura específica para atendimento e tratamento dos casos. A intenção é garantir mais segurança na aplicação dos protocolos indicados pelo Ministério da Saúde.
Com nome de Hospital Base, o funcionamento será no prédio do Centro Médico Especializado da cidade, o CMEP. De acordo com a nota divulgada pela fundação, uma equipe designada para exercer as funções tem providenciado EPI´s necessários, com equipamentos e suprimentos indispensáveis, bem como as medicações indicadas pelos protocolos regulamentados pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A estrutura ainda está sendo montada, mas o Hospital de Base tem realizado testes e treinamentos das equipes que estarão destinadas para este tipo de atendimento.Por precaução, os profissionais de risco ou com sintomas respiratórios foram afastados, como forma de garantir a segurança de todos.
Ainda segundo a fundação, estão previstas até o início da próxima semana as assistências para os pacientes específicos com sintomas da Covid-19. No prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o sistema de Saúde do município direcionará todos os pacientes com sintomas do coronavírus. Eles passarão pelas primeiras triagens e, em seguida, definidos se serão encaminhados para o novo local.
Como o prédio do CMEP está sendo utilizado para o funcionamento dos leitos do Hospital de Base, a nota informa que todos os serviços ofertados pelo CMEP foram transferidos para o prédio do Hospital de Olhos, que fica ao lado, na rua lateral.
A partir desta quinta-feira (26 de março) os usuários do CMEP, caso precisem dos serviços devem se direcionar para o Hospital de Olhos, situada na Rua Santa Helena.