A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou nesta terça-feira (24 de março) a vacinação por sistema drive-thru, em idosos acima de 60 anos. A ação visa auxiliar os profissionais de saúde a fazerem o descarte da influenza na triagem de casos para o coronavírus e, assim, acelerar o diagnóstico bem como minimizar o impacto nos serviços de saúde.
De acordo com a Diretoria de Gestão de Campi, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SES), seguirá até o dia 15 de abril. O formato drive-thru, onde condutor e passageiro não precisam sair do carro, ocorrerá pela Portaria da Avenida José Corrêa Machado do campus-sede, em Montes Claros, pela manhã das 8h às 11h e a tarde das 14h às 17h. A Universidade informou ainda que, o acesso pela Avenida José Corrêa Machado permanecerá ativo, somente, durante o período de imunização.
Segundo a Prefeitura do município, os idosos que possuem cadastro no sistema de saúde municipal de saúde receberão também a dose da vacina em casa. Equipes de Estratégia de Saúde da Família visitarão as residências para a imunização. O SES, em Montes Claros, espera vacinar cerca de 46 mil pessoas na primeira fase. Os profissionais que atuam na área da saúde poderão se imunizar nas 19 salas disponibilizadas.
A iniciativa faz parte da campanha de Vacinação do Ministério de Saúde que começou nessa segunda (23). A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde em três semanas e será dividida em três fases. Em Minas, o grupo prioritário é de aproximadamente sete milhões de pessoas e a estimativa é de imunizar 90%.