Jovens da cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, estão se colocando à disposição para fazer compras de produtos em supermercados e farmácias como forma de evitar que os idosos saiam de casa e, dessa forma, diminuam as chances de serem infectados pelo coronavírus.
As pessoas acima dos 60 anos fazem parte do grupo de risco da doença e quem teve a iniciativa na cidade foi o Maico Pereira, de 30 anos, que trabalha como consultor comercial de uma escola de línguas na cidade.
“Eu perdi meus avós muito cedo e tenho muita empatia com os idosos por causa disso. Tento suprir a falta deles ajudando outros. Além dessa ação, eu participo do grupo católico Missionários do Bom Samaritano que realiza diariamente trabalhos em asilos da cidade, faço de tudo pra ajudar eles que tanto precisam”, disse.
Maico comemorará o seu trigésimo primeiro aniversário em menos de um mês e para ele o maior presente que ele espera é ter mais pessoas participando da causa. “logo logo eu faço 31 anos. Apesar de ser jovem, eu entendo o quanto é difícil para uma pessoa mais velha que, geralmente, fica mais tempo em casa sozinha sair para fazer as compras necessárias. Às vezes eles nem moram sozinho, mas os filhos ou netos trabalham o dia todo, por isso quero muito ajudá-los da forma que eu puder”, conta.
Segundo Maico, a partir do momento que ele postou a mensagem nas redes sociais outros jovens admiraram a iniciativa e decidiram participar também, como é o caso da Kamilla Leitte, de 25 anos, que mora no Bairro Vila Guilhermina, que se disponibilizou a ajudar na região e avisou a outros amigos.
“Os idosos são do grupo de risco e eu tenho ligação muito grande com essas pessoas por causa dos meus avós. Muitas das vezes os idosos tem a saúde frágil e nós jovem temos que ajudar sim. Fiquei muito feliz, porque depois que fiz a publicação, apareceu muita gente pensando igual, querendo ajudar. Tenho certeza que com essa corrente do bem vamos passar dessa fase mais rápido”, diz.
Até o momento, nenhum idoso pediu o auxílio. “Como iniciamos há pouco, nossa maior preocupação neste momento é divulgar”, explicou. Ele disse ainda que como a escola que trabalha está em recesso devido o decreto emitido pela prefeitura da cidade facilita muito ficar de plantão em casa, caso qualquer idoso precise dos serviços.
Os contatos podem ser feitos pelos perfis pessoais da Kamilla e do Maico pelas redes sociais. A divulgação, até o momento, foi toda feita pela internet. “Eu penso que os idosos não me procuraram ainda, talvez porque eles não tenham tido acesso à postagem e porque começamos agora, mas nós sabemos que caso a pandemia continue, eles vão nos procurar para ajudarmos”, finaliza Maico.
Dados do coronavírus em Montes Claros
Em Montes Claros, não há nenhum caso confirmado do coronavírus até esta sexta-feira (20). Além disso, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, 24 casos são considerados suspeitos. De acordo com a prefeitura de Montes Claros, atualmente 21 pacientes estão em monitoramento e sendo investigados com isolamento social na própria residência deles e apenas um paciente está sendo monitorado no hospital. Um total de 17 exames foram realizados e aguardam o resultado. Cinco pacientes estão agendados para fazer o exame nesta sexta.
Como forma de combater a propagação da doença, a Câmara Municipal da cidade aprovou um projeto que dá maior autonomia ao prefeito Humberto Souto (Cidadania). O decreto 4.001 de estado de emergência em saúde, publicado no dia 14 de março, já elencava diversas medidas que deveriam ser aplicadas na cidade.
**Escrita pela repórter Denise Jorge