Edmilson Magalhães: vereador pede suspensão do racionamento hídrico como medida auxiliar de prevenção ao coronavírus

Presente na reunião ordinária desta quinta-feira (19 de março), o vereador Edmilson Magalhães apresentou um ofício à Câmara Municipal, subscrito por todos os vereadores, solicitando ao prefeito Humberto Souto que intervenha junto à Copasa para que haja suspensão no rodízio de abastecimento em Montes Claros devido ao momento de pandemia.

Segundo parlamentar, a medida é fundamental para enfrentamento da pandemia, pois a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se prevenir da contaminação pelo Covid-19 é a higienização das mãos e dos ambientes. Desse modo, Edmilson, diante da sugestão de confinamento ressalta que, o consumo de água aumenta nas residências e diminui nos demais ambientes.

No entanto, segundo o edil, o atual sistema de rodízio, em muitos bairros, tem o abastecimento insuficiente o que pode ser prejudicial as prevenções de higienização.

As chuvas que atingiram a região no últimos meses ocasionou no nível de segurança dos reservatórios. Para o vereador, levando em consideração à grave pandemia, a medida é viável e se faz necessária, tendo em vista que não trará complicação futura ao abastecimento da cidade.

De acordo com a prefeitura, como exigência do contrato firmado entre o Município de Montes Claros e a Copasa, a empresa implantará uma adutora para captar água do Rio São Francisco e garantir o abastecimento. Informou, ainda, que  projeto está concluído e será licitado nos próximos dias.

Em Montes Claros, conforme a Secretaria de Saúde, até o momento  nenhum caso de coronavírus foi confirmado, mas há 18 casos suspeitos em monitoramento.