A nova casa de passagem construída no Bairro Vila Oliveira será entregue nesta quarta-feira (18 de março) pela prefeitura de Montes Claros. De acordo com o município, o novo local oferecerá serviço de acolhimento institucional e de dignidade para pessoas em situação de rua.
Com estrutura para atender 60 pessoas, a casa de passagem oferecerá acolhimento tanto para homens quanto para mulheres. Eles também poderão tomar banho no local e serão oferecidas quatro refeições diárias, atendimento psicológico, análise da situação socioassistencial, e encaminhamento para o Banco de Oportunidades, quando poderão ingressar, posteriormente, no mercado de trabalho.
A praça, em frente ao abrigo, teve as reparações concluídas. Agora, após a entrega, a prefeitura informou que começará as obras de reforma na Praça da Matriz, onde há número expressivo de pessoas em vulnerabilidade.
Segundo a prefeitura, a construção representará economia de pelo menos R$ 5 mil mensais, que é o valor referente ao aluguel do antigo abrigo, uma vez que a atual casa de passagem funciona em imóvel alugado.
Hoje, Montes Claros conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, localizado no Bairro Canelas, que faz o acolhimento de pessoas em situação de rua durante o dia. No centro, são oferecidas quatro refeições diárias, atendimento psicológico, análise da situação socioassistencial e outros serviços.