Seis casos suspeitos de coronavírus são investigados pelas Secretarias Municipais de Saúde de cinco cidades do Norte de Minas Gerais. As pessoas que apresentaram sintomas referentes a doença são de Janaúba, Januária, Pirapora, Porteirinha e Bocaiuva.
As Prefeituras de Porteirinha, Pirapora, Janaúba decretaram situação de emergência em saúde pública nessa segunda-feira (16 de março). Apesar de não ter caso suspeito da doença, a Prefeitura de Brasília de Minas também aderiu por causa da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vale ressaltar que, os casos só são oficialmente considerados suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde (MS) para que os municípios possam seguir as orientações necessárias.
Todos os municípios que decretaram a situação, listaram diversas medidas seguindo as orientações do MS. Além das particularidades de cada cidade, diversos artigos são comuns como a desobrigação de fazer licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do coronavírus.
Além da proibição de realização de audiência públicas, inauguração e lançamento de obras em locais fechados, e ainda a realização de eventos públicos com grande aglomeração de pessoas.
Bocaiuva
Duas pessoas deram entrada no Hospital Doutor Gil Alves, de Bocaiuva, nessa segunda-feira (16), com sintomas do Coronavírus. Um dos pacientes é uma mulher que, de acordo com a assessoria de comunicação do município, teve contato indireto com uma família da Itália, país onde o surto da doença está em estado mais grave, ela segue em quarentena, em casa.
O outro paciente é um caminhoneiro natural de Pernambuco. Ele passou por São Paulo e Rio de Janeiro e está em Bocaiuva há dois dias. Segundo a assessoria, ele apresentou sintomas semelhantes ao do Coronavírus e está em isolamento no hospital da cidade.
A Secretaria Estadual de Saúde já foi informada e o município aguarda o recebimento dos kits para a realização dos exames que serão encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, na capital mineira.
Janaúba
A cidade entrou em estado emergência em saúde pública por causa da pandemia do novo Coronavírus. O decreto assinado na última sexta-feira (13) entrou em vigor nessa segunda (16).
A cidade tem um caso suspeito da doença, a vítima é uma mulher que não teve o nome nem a idade revelada. A assessoria de comunicação do município não soube informar como essa paciente poderia ter contraído a Covid-19 nem qual é o estado de saúde dela.
Pirapora
A cidade ribeirinha também decretou estado de emergência. De acordo com o município uma pessoa que retornou recentemente de uma viagem internacional com sintomas da Covid-19 deu entrada no Hospital Doutor Moisés Magalhães Freire. A paciente passou por exames e segue em isolamento; as amostras foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
Porteirinha
O município entrou em estado de emergência e o primeiro caso suspeito foi de uma mulher, de 34 anos, que retornou de São Paulo na semana passada. A paciente passou por exames, que foram encaminhados a Funed, e segue em quarentena acompanhada pela Secretaria de Saúde.
Januária
A Prefeitura Januária informou, por meio de nota, que realizou um atendimento, nessa segunda a um paciente suspeito de Coronavírus. Segundo a nota assinada pelo secretário de Saúde, Deyvison Dias, o paciente, de 34 anos, é do sexo masculino e apresenta sintomas desde do dia 14 de março quando retornou da Bahia.
Ele foi atendido e seguirá sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde em casa, onde está em isolamento. Os exames realizados também serão encaminhados para a Funed.
**Escrita pelo repórter Carlos Alberto Jr.