Sindicato dos trabalhadores de Call Center em MG sugere suspensão de atividades por causa do coronavírus

A crise do coronavírus tem deixado o país em alerta nas últimas semanas e acarretado o cancelamento de eventos, aulas, audiências públicas e seminários. Em Montes Claros, alguns estabelecimentos terão as prestações de serviços alteradas ainda esta semana, conforme determinação do prefeito Humberto Souto por meio de decreto. Área que também poderá sofrer mudanças é o de Call Center, que apresenta fluxo constante de pessoas. A inquietação tem tomado conta dos colaboradores do setor.

Apesar de não ter nenhum caso confirmado em Montes Claros, Carlos Alves, que trabalha há dois anos e meio como atendente de telemarketing, afirma que está temoroso com a situação. Ele diz que, na call center que presta serviços, não foi notificado sobre a suspensão das atividades, mas que em todos os computadores há uma imagem com informações para os colaboradores.

“Preocupado todos estamos pela falta de informação concreta a respeito. Tento me prevenir da melhor forma possível, busco informações para passar a frente e absorver o máximo”, descreve.

O diretor de Saúde Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais (Sinttel-MG), João Luis  Pereira, explica que são cerca de 215 mil trabalhadores em telecomunicação, divididos nos Call Centers, empresas de rede que faz manutenção de internet, telefonistas de bancos, provedores e software e outros. O passo inicial para priorizar a saúde dos funcionários é a dispensa ou a estruturação do ambiente de trabalho.

“A nossa primeira atitude é dispensar os diretores e funcionários. Seria bom que todos pudessem trabalhar de casa, mas a gente sabe a realidade de cada empresa. Depois, vamos mandar ofício para que as empresas possam suspender as atividades a partir desta quarta-feira até domingo ou reduzir a carga horária. A gente pede para que as empresas façam o básico: deixar os banheiros limpos e que tenham no local álcool em gel. Estamos respeitando as demandas do governo de Minas Gerais”, ressalta.

Marco Antônio Santos Pereira é um dos diretores do sindicato da classe que atende toda região do Norte de Minas.  De acordo com ele, na região são aproximadamente 4 mil operadores de telemarketing.  Em Montes Claros, são cerca de 2 mil atendentes com quatro principais polos de atendimento. Ele explica até o momento, não há medidas definidas, porém, uma reunião está marcada para os próximos dias.

Instrumentos de trabalho 

Carlos Alves ainda diz que no ambiente alguns instrumentos de trabalhos são partilhados, mas outros são de uso próprio. “As ferramentas de trabalho são compartilhadas em partes, tipo, computador e o ponto de atendimento. O headset é protegido com a espuma auricular e tubo de voz, que é de uso pessoal, ou seja, cada um tem o seu, a esquise também é individual”, destaca.

O compartilhamento material para atender as chamadas, sejam os auscultadores e microfones, podem ser um risco uma vez que o Covid-19 é transmitido de pessoa para pessoa. A preocupação, ainda, é que estes ambientes fechados e sem ventilação adequada, que possam contribuir para o contagio em grande escala.

“A primeira coisa que a pessoa deve fazer quando estiver com os sintomas respiratórios é não ir ao trabalho. Estamos sempre batendo na tecla de higienizar bem as mãos, evitar cumprimentos, andar com lenços de papel, não colocar as mãos em contato com olhos, nariz ou boca. Lembrando que são ações puramente preventivas, pois não há casos confirmados na cidade”, diz a médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Biscotto.

Atendente há mais de quatro anos, Amanda Cristinne disse que a empresa onde trabalha tem distribuído itens de prevenção para os funcionários. “Tem álcool em gel nas instalações da empresa e foram distribuídos garrafas com álcool em gel para os supervisores de cada equipe. Me preocupo muito, ainda mais com o rumo que as coisas estão se alastrando. Não tem como não se preocupar, uma vez que tenho filhos pequenos em casa e um deles com problema de asma, que se enquadra no grupo de pessoas que tem uma maior probabilidade de adquirir a doença”, diz.

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Pelas redes sociais o sindicato responsável da categoria divulgou um comunicado de funcionamento da sede e regionais da Sinttel-MG. Até a publicação desta matéria, não foi informado como ficará o expediente dos assegurados pelo sindicato.

Novo comunicado

O Sinttel-MG divulgou nesta quarta-feira (18), às 14h30, um novo comunicado com informações sobre a saúde e a segurança do trabalhador, além dos procedimentos a serem seguidos de acordo com a Lei. O documento pode ser acessado através do link.

Esta matéria foi atualizada às 16h31. 

 

**Escrita pelo repórter Gian Marlon