A Fundação Ezequiel Dias (Funed) passará a realizar a partir desta quinta-feira (12 de março), exames para identificação do coronavírus nas amostras dos casos suspeitos em Minas Gerais. Antes, o exame era feito no laboratório de referência no Rio de Janeiro, na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
Na última segunda-feira (9), a Fundação recebeu kits para a realização de 250 testes. O material é composto por um conjunto de reagentes específicos para o Covid-19. O chefe do Serviço de Virologia da Funed, Marcos Vinícius Ferreira da Silva, explica que “a Funed já tinha os equipamentos para a realização do exame, o laboratório adequado e técnicos aptos. O que precisávamos eram os kits com os reagentes”.
Profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro Sul, em Belo Horizonte, foram treinados para a coleta das amostras, na semana passada. Na próxima segunda-feira (16), os profissionais da cidade de Ibirité, na Região Metropolitana, serão capacitados. A Funed está atendendo, sob demanda, as solicitações por treinamento.
A metodologia usada para o exame é chamada de PCR em tempo real. Ela identifica o material genético do vírus presente na amostra. “É um exame seguro e eficiente”, finaliza Marcos Silva.
Minas Gerais tem um caso registrado do Coronavírus. A confirmação foi divulgada no domingo (8), pela Secretaria Estadual de Saúde.
Pandemia
A Organização Mundial de Saúde declarou, nesta quarta-feira (11), que a OMS elevou o estado da contaminação pelo novo Coronavírus como pandemia. A mudança de classificação não se deve à gravidade, mas sim à disseminação rápida da doença.
“A OMS tem tratado da disseminação em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação”, afirmou Tedros Adhanom, diretor geral da Organização.