TRE estende o prazo do recadastramento biométrico em Montes Claros

Foto: Márcia Vieira

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER – MG) estendeu o prazo para o eleitor fazer a biometria. A medida foi adotada após um grande número de pessoas não conseguir realizar o procedimento. Nos últimos dias filas enormes se formaram no cartório eleitoral, em Montes Claros, a espera chegou há 13 horas.

Biometria é obrigatória em 11 municípios do Norte de Minas o novo prazo se encerra no dia 6 de maio. Neste mesmo período os eleitores que vão votar pela primeira vez poderão solicitar a primeira via. Para quem teve o documento cancelado será possível regularizar a situação e ainda pedir transferência ou atualizar endereço.

Quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro e além de ficar impedido de votar, o cidadão fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer.

O primeiro turno da eleição será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar em todo o país .