O SAMU Macro Norte está com as inscrições abertas para que as instituições de ensino recebam o Curso de Primeiros Socorros direcionado exclusivamente aos professores e colaboradores. A iniciativa atende à Lei Federal n° 13.722, intitulada ‘Lei Lucas’.
De acordo com o órgão, na capacitação, os participantes aprendem a identificar vítimas de parada cardiorrespiratória, praticam as manobras de reanimação cardiopulmonar em bonecos, além de aprender a reconhecer um engasgo e a utilizar as técnicas adequadas para salvar a vida da vítima.
As escolas participantes recebem certificado comprovando a qualificação. O treinamento é gratuito e é necessário que pelo menos 40% dos colaboradores participem. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-0008.
Ação com as crianças
Alunos da Escola Estadual Salvador Filpi, no Bairro Vila Sion, participaram, na tarde desta quarta-feira (4 de março), do curso de primeiros socorros oferecidos também pelo Samu.
Para o diretor da escola, Clayton Anderson Custódio de Aragão, a capacitação é de extrema importância, pois os primeiros minutos após um acidente podem ser fundamentais para salvar a vida de uma pessoa. “Nossos alunos são de um bairro distante do centro e carecem muito de informação”.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Ubiratan Lopes, o desconhecimento pode levar a ações incorretas que, muitas vezes, são prejudiciais. “Por isso, durante o curso, antes de falar o que os participantes devem fazer nós mostramos o que não pode ser feito”, pontua.