Hemocentro de Montes Claros convoca população para garantir estoque durante e pós Carnaval

O Hemocentro de Montes Claros convoca doadores para garantir estoque durante e pós Carnaval. A responsável pela Equipe de Captação e Cadastro de Doadores, Rosana Silva, alerta que o estoque cai quando acaba o período carnavalesco, chegando a 50% abaixo do ideal.

‘‘Mesmo com esta movimentação de agora, o sangue entra e sai. Estou no Hemocentro há 10 anos e as pessoas não doam depois. Recebemos caravanas de manhã e à tarde, mas não há grupo montado para Quarta-Feira de Cinzas, por exemplo. O que nós queremos é fazer uma força tarefa para que venham também após o feriado”, ressalta.

Ela conta, ainda, que são 1.500 bolsas que saem por mês para atender 38 hospitais, além de auxiliar 26 municípios na maior área de cobertura do estado em área geográfica. Segundo Rosana, a atenção redobra para os tipos sanguíneos com maior demanda, que já apresentam queda.

“Estamos com estoque na manutenção normal mesmo com o feriado se aproximando para os grupos que têm a menor estatística, mas estamos entrando no vermelho para O negativo, que é universal e positivo sendo o maior na população quase entrando em situação crítica”.

Reforço

Cerca de 15 pessoas de Mirabela, no Norte de Minas, farão a doação, nesta quinta-feira (20 de fevereiro), no Hemocentro. Eles saem às 11h30 e com previsão de chegada por volta das 13h. A intenção é reforçar o estoque para um dos períodos mais críticos do órgão, que é o carnaval.

De acordo com Jeane Mendes Pereira, que é captadora voluntária e trabalha no Hospital Municipal São Sebastião de Mirabela, a ação ajudará no reforço para o banco de sangue durante o recesso.

“Desde novembro a gente está nesta batalha para conseguir doadores tipo O negativo e positivo, que sempre trabalhamos para levar neste intervalo. Nesta época, é muito complicado a gente conseguir este tipo de grupo sanguíneo. Estou levando outros misturados desta vez”, destaca.

Há algum tempo Jeane Mendes realiza este trabalho no município e é através do carro da Secretaria de Saúde que os voluntários são transportados em prol de ajudar o próximo. “Eu sempre vou atrás das pessoas, convido, tenho os contatos, ligo para elas, além de fazer palestras. Todo mês faço uma caravana”, prosseguiu.

Agendamentos

O Hemocentro funciona de segunda a  sexta-feira, das 7h as 17h30. Com exceção para este sábado (22), na qual a instituição irá funcionar a partir das 7h, conforme a capacidade e necessidade atendimento.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 155, clicando na opção 1 ou  ou pelo site do governo. Mais informações pelo (38) 3218-7800.

Quem pode doar?

  • Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos; (menores poderão doar apenas com consentimento dos pais ou responsáveis legais); A primeira doação somente poderá ser feita por candidatos com menos de 60 anos.
  • Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior a doação (6 horas no mínimo);
  • Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica;
  • Apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (dentro do prazo de validade) com foto;
  • Não apresentar nenhum sintoma de febre amarela, dengue, zika, sarampo e chikungunya, nos últimos 30 dias.

**Escrita pelo repórter Gian Marlon