Mercado Municipal muda de gestão para focar no turismo em Montes Claros

Foto: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros decidiu nesta semana passar a administração do Mercado Municipal Christo Raeff para Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Antes, o gerenciamento era feito pela Secretaria Municipal de Agricultura, que cuidará de outras atividades.

Segundo a prefeitura, a mudança ocorreu, pois, a pasta da Agricultura se encontrava sobrecarregada, com demandas em decorrência do período chuvoso, a exemplo das estradas rurais que sofreram com a força da água nos últimos dias. A troca também foi feita já que o mercado se tornou um ponto turístico e muito frequentado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson Torquato, o primeiro passo é conscientizar as pessoas envolvidas no processo de restruturação e organização do mercado. “É de suma importância otimizar recursos.  O nosso desafio inicial é de limpeza do local e fazer com que os comerciantes tenham condições de higiene para o melhor conforto. Nós queremos reverter e resgatar a imagem deste patrimônio público”, revela.

Aumento no número de feirantes

Em relação ao aumento no número de pessoas trabalhando no estabelecimento Edilson revela que não  será possível realizar, devido a necessidade de reparos do local. “Vamos primeiro organizar antes de aumentar o número de feirantes. Primeiro, é arrumar a casa. Depois, podemos aumentar o layout, propor a melhoria para todos, fazer do local mais um atrativo e aumentar o número de pessoas visitando”, prosseguiu.

Lílian Amador está há dois anos trabalhando com venda de pimenta, farinha e produtos afins. Ela conta que a expectativa por lá é alta, já que o secretário propôs mudanças significativas, que beneficiará a todos.

“As vendas caíram bastante, mas nós estamos esperando que dê uma melhorada. O secretário conversou com a gente e disse que vai dar uma reforma para vir mais gente. Estão querendo arrumar para que cada um pague as bancas e que a gente tenha produtos melhores”, diz.

Atração turística

Hoje, no Mercado Municipal Central, trabalham cerca de 250 pessoas, entre feirantes e comerciantes, que revendem produtos. O local recebe, por dia, cerca de mil pessoas e, aos fins de semana, o número triplica. São lojas de artesanato, roupas e calçados, restaurantes, mercearias, bancas de temperos, legumes e verduras.

Devido a isso, nos próximos meses, haverá mudanças pontuais no Mercado Municipal, sendo que um projeto será elaborado para o desenvolvimento do local sob o ponto de vista de atração turística.

Responsável pela Gerência de Turismo da Prefeitura, Lucas Lafetá entende que a gestão do local será um desafio, mas que a expectativa é muito boa, pois o Mercado Christo Raeff será tratado como atrativo turístico, levando em consideração seu potencial de desenvolvimento.

**Escrita pelo repórter Gian Marlon