A Prefeitura de Montes Claros está promovendo uma extensa programação nos parques da cidade durante a 29ª Festa do Pequi, que acontece neste final de semana. Neste domingo (09 de fevereiro), as atividades acontecerá no Parque Sagarana das 9 às 13 horas, com oficina de arte com recicláveis, plantio de mudas e exposição de produtos do cerrado, além de uma apresentação de chorinho, com o grupo de choro Geraldo Paulista.
O nome do grupo é uma homenagem ao músico, violonista e compositor. Eles apresentarão sucessos de vários artistas, além de composições próprias. O Sagarana também receberá uma exposição de produtos do cerrado.
A programação também chegará ao Parque Municipal Milton Prates, onde haverá Oficina de Artesanato com Recicláveis oferecida pela Laborearte, enquanto que no Parque das Mangueiras será realizada apresentação da equipe de teatro Trilha da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação.
Já no Parque Cândido Canela, a atividade será um plantio coletivo de mudas de pequi, em homenagem ao ex-vereador Cândido Canela, que foi o autor de uma pioneira lei que proibiu a derrubada ou corte da árvore do pequizeiro no município de Montes Claros, e que virou referência nacional. Inspirados nesta lei, vários estados e municípios já proibiram o corte do pequizeiro, caso de Minas Gerais, que declarou a árvore como de preservação permanente, de interesse comum e imune de corte, através da Lei Estadual 10.883, de 1992.