O Grupo de Intervenção Rápida (Gir), atua dentro das unidades prisionais para manter a ordem e a disciplina entre entre os detentos. Em Montes Claros o grupo trabalha visando o combate a motins e repreensão de possíveis ilícitos.
Weverton Gomes Pereira é Policial Penal e integrante do grupo, conta que trabalha há 10 anos no grupo e explica que só pode compor a equipe profissionais capacitados e qualificados, tendo no mínimo um ano de efetivo exercício.
“A equipe existe em todo o estado de Minas Gerais, divido por Região Integrada de Segurança Pública (Risp), fazendo um belo trabalho e ajudando na segurança dos presos. Dois de nossos integrantes participaram da Força Nacional, onde um dos coordenadores foi para o Ceará e o outro para Roraima”,
O policial diz ainda que em 2013 ocorreu um motim generalizado onde foi preciso a atuação do Gir, do Choque da Polícia Militar e do helicóptero para conterem o distúrbio. “Tivemos outro caso também que foi a busca de um preso que fugiu da viatura da Polícia Civil e eles pediram a nossa ajuda que com muito empenho e dedicação conseguimos realizar a captura do fugitivo”, disse ele.
O coordenador do grupo, Marcelo Mendes destaca que a equipe já participou de congressos de segurança pública realizado por uma faculdade em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde o grupo participou nas duas versões ocorridas em 2018 e 2019.
“Nos congressos fizemos apresentações do material de trabalho executado pelo nosso grupo e simulação de uma atuação no caso de retomada da ordem e da disciplina em casos de qualquer ato subversivo em que o grupo seja acionado”, finalizou o coordenador.