Foi publicado nessa semana, o edital de vagas remanescentes da Universidade Estadual de Montes Claros para o 1º semestre letivo de 2020. O prazo de inscrição será aberto no próximo dia 12 de fevereiro e a novidade é que, a partir de agora, a Unimontes adota a unificação em único edital dos processos de reopção de turno, curso e campus, de transferência externa e de obtenção de novo título.
Conforme dados da Secretaria Geral e da Pró-Reitoria de Ensino, estão disponíveis 1.366 vagas em 62 cursos ministrados no campus-sede de Montes Claros e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.
As vagas estão divididas da seguinte forma: 891 para reopção de curso, turno e campus, 248 em transferência externa e 227 para obtenção de novo título. As inscrições poderão ser feitas entre 12 e 19 de fevereiro, somente on-line. Acesse o edital completo
DETALHES
Podem pleitear os alunos regularmente matriculados na Unimontes que queiram fazer reopção de turnos (no mesmo curso e no mesmo campus/núcleo), reopção de campus (no mesmo curso com mudança de sede), e reopção de curso (mudança de graduação no mesmo campus/núcleo). Nestes casos, a inscrição é gratuita. As inscrições serão analisadas pela Secretaria Geral (1ª etapa) e pela coordenação de curso (2ª etapa). O resultado final sairá em 6 de março.
A transferência externa é aberta aos alunos de outras instituições de Ensino Superior pública ou privada, com sede no Brasil ou mesmo no exterior. Serão duas etapas: 1ª) análise de desempenho acadêmico no curso e 2ª) exame da documentação acadêmica e análise da estrutura curricular. O resultado final será divulgado em 13 de março.
Para a obtenção de novo título, o edital é aberto para pessoas que já concluíram uma ou mais graduações no ensino superior e que queiram um novo curso em área afim (Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes). Neste caso, a Unimontes é resguardada para, em qualquer momento ao longo do processo, por meio de retificações, acrescentar as vagas remanescentes do SiSU 1/2020 e do PAES/2019.