O número de mortes provocadas pelas chuvas em Minas subiu para 50. A Defesa Civil Estadual divulgou um novo boletim na manhã desta terça-feira (28 de janeiro). O levantamento aponta duas pessoas desaparecidas: uma em Luisburgo e outra em Conselheiro Lafaiete. Segundo o órgão, 28.043 estão desalojados e 4.101 estão desabrigados no estado.
Até o momento, 65 pessoas ficaram feridas. O número de pessoas mortas aumentou em relação ao boletim desta segunda-feira (27), que indicava 47 óbitos. A Defesa Civil da capital divulgou um alerta de risco de deslizamento de terra válido até sexta-feira, dia 31, em função do encharcamento do solo.
De acordo com o órgão, o volume de chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte diminuiu no fim de semana, com momentos de abertura de sol no domingo e nessa segunda (27). No entanto, ainda pode chover mais.
Segundo os dados do Sistema de Meteorologia e recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), a previsão é de bastante chuva com tempestades severas provocando raios, granizo e enxurradas também nas regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste, Central, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes e parte do sul da região Metropolitana e da Zona da Mata podendo chegar até 100 mm em 24 horas.
Confira a previsão nos dias 28 e 29 de janeiro em algumas regiões do Estado:
Nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, terá tempestades nos períodos da manhã e da tarde com chuva moderada a forte.
No Norte de Minas a previsão é de chuva forte no período da manhã e da tarde, na madrugada a previsão é de chuvas mais intensas provocando raios, ventos fortes, tempestades numa área maior de chuva moderada a forte.
No Sul de Minas chuvas intensas com raios e ventos fortes variando de 70 – 100 mm nas microrregiões de Belo Horizonte, Três Marias, Pará de Minas, Bom Despacho, Patos de Minas, Sete Lagoas e Paracatu. Belo Horizonte, tem previsão de tempo instável, com tempestades acompanhadas de raios e ventos forte no final do período da manhã.
As microrregiões com probabilidades de chuvas maiores de 60 mm em 24 horas são: Três Marias, Patos de Minas, Bom Despacho, Paracatu, Belo Horizonte, RMBH, Divinópolis, Sete Lagoas, Ouro Preto, Patrocínio, Nanuque, Teófilo Otoni, Mantena, Governador Valadares, Unaí, Itaguara, Araçuaí, Peçanha. Nestas regiões, é alto o potencial para ocorrência de enxurradas, onde chuva intensa poderá causar acumulados mais expressivos entre 70-100 mm em curto período de tempo.