Jovens em formação Jesuíta estão em convivência em comunidades Rurais de Montes Claros

Cerca de 30 jovens vocacionados da Companhia de Jesus (Jesuítas), estão participando da Convivência Cardoner na Casa de Nazaré, em Montes Claros (MG). A ação tem o objetivo de apresentar aos jovens inquietos vocacionalmente a missão e modo de proceder da Companhia, a fim de ajudá-los no seu discernimento, provocando-lhes a se questionarem “por que não ser Jesuíta?”

A convivência teve início em  e vai até o dia primeiro de fevereiro.Neste último fim de semana, o jovens foram destinados a missão para várias comunidades rurais da cidade a fim de conviverem e partilharem as experiências de cada um e fortalecer sua caminhada através do contato e da partilha com o povo de Deus. Três deles estão em convivência na comunidade do Rio do Sítio, zona rural da cidade, Edson Gomes Peixoto, da cidade de Ceres (GO) e Danilo Fernando Oliveira, de São José dos Campos (SP), ambos vocacionados Jesuítas, além do Noviço Jesuíta James Castro, de Campina Grande na Paraíba, que permanecerão por uma semana vivenciando o dia-a-dia da comunidade. A passagem deles pelo Rio do Sítio foi marcada pelo afeto, ensinamentos bíblicos e de experiência de vida.

Durante o fim de semana os jovens em visita pela comunidade foram recebidos pelos religiosos José Caitano de Souza e Madalena Pimenta em sua residência, onde, além de orações foi feito troca de experiências através do diálogo e relatos da vida em família e em missão, tanto pelos vocacionados, quanto pela família que os recebeu em visita. No Rio do Sítio, os jovens estão hospedados na cada dos religiosos Paulo e Eva Pimenta.

Segundo James Castro, os Jesuítas tem como objetivo central a missão junto aos menos favorecidos, aos esquecidos, aos marginalizados. “Há Jesuíta que assume uma paróquia fixa, mas em sua grande maioria sua vocação é estar onde precisam os menos favorecidos, levando a palavra de Deus, a obra, a ação, buscando justiça e acolhendo quem necessita de apoio e assistência”, completou.

Segundo o site do Centro Magis Anchietanum, a convivência, a oração e a partilha proporcionam um momento de liberdade interior para que o jovem possa escolher o melhor caminho a seguir e discernir a vontade do Senhor para a sua vida. É um tempo para um conhecimento mútuo entre o jovem que deseja conhecer a Companhia de Jesus e a Companhia que deseja tê-lo como companheiro. É, também, um tempo para que o candidato confirme sua opção pela vida religiosa na Companhia de Jesus. O Noviciado Jesuíta é sediado em Feira de Santana (BA), onde o jovem James Castro, com maior tempo de caminhada, e demais noviços deverão seguir para concluir sua formação.

Escrita pelo repórter Ricardo Soares