Cerca de 30 jovens vocacionados da Companhia de Jesus (Jesuítas), estão participando da Convivência Cardoner na Casa de Nazaré, em Montes Claros (MG). A ação tem o objetivo de apresentar aos jovens inquietos vocacionalmente a missão e modo de proceder da Companhia, a fim de ajudá-los no seu discernimento, provocando-lhes a se questionarem “por que não ser Jesuíta?”
A convivência teve início em e vai até o dia primeiro de fevereiro.Neste último fim de semana, o jovens foram destinados a missão para várias comunidades rurais da cidade a fim de conviverem e partilharem as experiências de cada um e fortalecer sua caminhada através do contato e da partilha com o povo de Deus. Três deles estão em convivência na comunidade do Rio do Sítio, zona rural da cidade, Edson Gomes Peixoto, da cidade de Ceres (GO) e Danilo Fernando Oliveira, de São José dos Campos (SP), ambos vocacionados Jesuítas, além do Noviço Jesuíta James Castro, de Campina Grande na Paraíba, que permanecerão por uma semana vivenciando o dia-a-dia da comunidade. A passagem deles pelo Rio do Sítio foi marcada pelo afeto, ensinamentos bíblicos e de experiência de vida.
Durante o fim de semana os jovens em visita pela comunidade foram recebidos pelos religiosos José Caitano de Souza e Madalena Pimenta em sua residência, onde, além de orações foi feito troca de experiências através do diálogo e relatos da vida em família e em missão, tanto pelos vocacionados, quanto pela família que os recebeu em visita. No Rio do Sítio, os jovens estão hospedados na cada dos religiosos Paulo e Eva Pimenta.
Segundo James Castro, os Jesuítas tem como objetivo central a missão junto aos menos favorecidos, aos esquecidos, aos marginalizados. “Há Jesuíta que assume uma paróquia fixa, mas em sua grande maioria sua vocação é estar onde precisam os menos favorecidos, levando a palavra de Deus, a obra, a ação, buscando justiça e acolhendo quem necessita de apoio e assistência”, completou.
Segundo o site do Centro Magis Anchietanum, a convivência, a oração e a partilha proporcionam um momento de liberdade interior para que o jovem possa escolher o melhor caminho a seguir e discernir a vontade do Senhor para a sua vida. É um tempo para um conhecimento mútuo entre o jovem que deseja conhecer a Companhia de Jesus e a Companhia que deseja tê-lo como companheiro. É, também, um tempo para que o candidato confirme sua opção pela vida religiosa na Companhia de Jesus. O Noviciado Jesuíta é sediado em Feira de Santana (BA), onde o jovem James Castro, com maior tempo de caminhada, e demais noviços deverão seguir para concluir sua formação.
Escrita pelo repórter Ricardo Soares