O Governo de Minas Gerais investiga um caso de suspeito de contaminação da doença respiratória viral aguda coronavírus, em Belo Horizonte. Foi o segundo identificado dentro de uma semana no estado.
Por nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que na sexta-feira (24 de janeiro), uma mulher, de 22 anos, esteve em viagem para país asiático, foi atendida na UPA Centro Sul de Belo Horizonte, apresentava sintomas respiratórios e febre baixa.
Ainda segundo a nota, a paciente passa bem, recebeu atendimento e todas as providências em relação ao caso serão tomadas. Ela foi transferida para o hospital Eduardo de Menezes para ter o acompanhamento. O Ministério da Saúde discutirá o caso.
Primeiro caso
A primeira identificação foi informada no dia 21 de janeiro. Uma mulher, de 35 anos, participou de um evento internacional em Shangai, na China, e teve contato com pessoas de várias nacionalidades.
Ao desembarcar no Brasil no dia 18 de janeiro, ela já apresentava sintomas da doença. Levada para também para o Hospital ela ficou em observação hospitalar. De acordo com o Ministério da Saúde, este caso não corresponde ao critério de suspeita de contágio do Novo Coronavírus..
Mundo
Na manhã desta terça-feira (28 de janeiro), a China, país onde o índice de contaminação é maior, registrou mais de 100 mortes. Autoridades da área da saúde afirmaram que cerca de 4 mil pessoas estão contaminadas.
Para conseguir atender os pacientes, o país corre contra o tempo para construir um hospital de emergência, em Wuhan, epicentro do surto. O prazo de entrega da obra é estimado em duas semanas e teve início na última sexta-feira. Serão disponibilizados 1.300 leitos.