Na reta final do prazo para a regularização do recadastramento biométrico junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os eleitores continuam formando filas para conseguir atendimento. No último sábado (25 de janeiro), centenas de montesclarenses foram ao Cartório Eleitoral durante o plantão da Justiça Eleitoral.
De acordo com a chefe do órgão na cidade, Sirleide Maria Lacerda, no total, mais de 200 pessoas tiveram o título de eleitor atualizado. Ainda de acordo com Sirleide outro plantão deve acontecer na cidade, mas ainda não há data prevista.
A biometria é obrigatória em Montes Claros para o processo eleitoral agendado para outubro deste ano. Com o cancelamento do título, aqueles que não regularizarem a situação junto ao TRE estarão sujeitos a algumas sanções, como vedações à obtenção de passaporte ou carteira de identidade; ao recebimento de vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal; à inscrição em concurso ou prova para cargo ou função pública; à renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo, entre outros.
Para fazer o recadastramento biométrico, é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial e comprovante de endereço. Quem já tiver o título pode levá-lo, para facilitar o procedimento. Para o eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos que for tirar o título pela primeira vez, também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar. Para mais informações sobre os prazos para cadastramento biométrico, o eleitor pode consultar o site do TRE-MG ou o Disque-Eleitor (148). O cartório da cidade, que fica na Rua João Souto, nº 764 no Centro.