Bebê de 1 ano e nove meses morre engasgado com pirulito em Montes Claros; familiares tentaram socorrer, mas ele não resistiu, diz PM

Um bebê de um ano e nove meses, do sexo masculino, morreu nessa segunda-feira (20 de janeiro) após se engasgar com um pirulito, no Bairro Tancredo Neves, em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, o tio da criança compareceu à unidade de atendimento para pedir socorro no início da tarde. Segundo ele, a criança não conseguia chorar, tossir, falar e estava com lábios roxos.

Ainda de acordo com a PM, o tio tentou prestar os primeiros socorros, com tapas nas costas para expulsar o corpo estranho, mas não conseguiu. Os militares, então, foram até o local, e encaminhou a vítima para o Hospital Aroldo Tourinho.

Por nota, o hospital informou que no local o menino recebeu os primeiros atendimentos, mas devido à gravidade precisou ser levada para a Santa Casa, que é referência em atendimento pediátrico em urgência e emergência. O Samu realizou a transferência com o acompanhamento dos policiais.

Segundo a assessoria da Santa Casa, o bebê deu entrada no hospital em estado gravíssimo e respirava com a ajuda de aparelhos. Ele foi submetido a uma broncoscopia para retirada do corpo estranho, sendo necessário a realização de traqueostomia. Após o procedimento, a criança se manteve em estado gravíssimo e com sinais de choque. Sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas não resistiu às manobras de ressuscitação e faleceu às 20h48.

O Padre Gledson Eduardo visitava pacientes no leito do hospital, quando foi abordado pelo pai desesperado. “O pai da criança tinha me visto e me cumprimentou de longe pedindo para dar a benção ao filho. O pessoal estava fazendo os procedimentos, e não tinha como entrar. Eu rezei e fui abençoar os outros pacientes, mas quando voltei ele já tinha ido à óbito. Depois disso não vi mais o pai”, descreveu.

O corpo do menino está sendo velado na casa da família no Bairro Tancredo Neves. O sepultamento ocorrerá às 15h, no Cemitério Parque dos Montes.