Nesta sexta-feira (17 de janeiro), os quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão acesso às notas que obtiveram na avaliação. Para acessar os resultados é preciso informar, na Página do Participante o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame.
Em 2019 foram 5,1 milhões de inscritos. Desses, cerca de 3 milhões são participantes que já tinham concluído o ensino médio em anos anteriores a 2019, o que representa mais da metade dos candidatos.
Logo após a aplicação do exame, o Inep divulgou o gabarito oficial, assim, o candidato que conferiu as respostas encontrou a quantidade de acertos por prova. No entanto, o sistema usado para o cálculo final da nota depende de outros fatores. Por isso, mesmo que seu total de acertos por prova tenha sido satisfatório, é preciso aguardar a divulgação das notas, para evitar qualquer surpresa.
Como recuperar a senha
A expectativa é grande, uma vez que um bom desempenho será a porta de entrada para as faculdades e universidades de todo o país (e algumas da Europa) que adotam o Enem como uma das formas de acesso.
Entretanto, os participantes que não se lembram da senha escolhida poderão solicitar a redefinição e cadastrar uma nova. Para auxiliar esse público, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, orienta como recuperar a senha ou alterar o endereço de e-mail cadastrado para receber as informações relativas à inscrição.
Acesse a página do participante do Enem e siga as instruções abaixo:
- Responda o desafio de segurança proposto pela Nanda, uma personagem digital. O desafio é importante para evitar o acesso de robôs;
- Informe o seu e, em seguida, insira a senha. Caso você não se lembre da senha registrada na inscrição, clique no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento;
- O sistema vai pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição;
- Se o participante optar por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Caso não o encontre, vale olhar na caixa de spam! Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser apenas trocar o endereço do correio eletrônico é só seguir as orientações;
- O participante deverá responder as perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail;
- Pronto! O Inep vai enviar a senha para o novo e-mail e o participante poderá acompanhar as notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos.
O uso da senha do Enem será muito importante ainda por um tempo. Por isso, guarde-a em um local com segurança, mas que seja de fácil acesso. Quando você for escolher sua instituição ou ingressar em algum programa para educação superior do governo federal, vai precisar de seus dados no cadastro do Enem. Fique atento ao período de inscrições depois de consultar os resultados do exame.
Ensino superior
Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiapróximo ›mento Estudantil (Fies).
O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.
Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com mais de 40 instituições portuguesas.