Aconteceu na tarde de ontem (13 de janeiro), no auditório da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, assembleia dos servidores efetivos do, até então Hospital Municipal de Januária (HMJ), hoje Fundação de Saúde de Januária (Funjan), para escolha de dois membros titulares e dois suplentes para conselho curador, além de um membro titular e um suplente para conselho fiscal que regerá aquela instituição. Foram eleitos como titulares para o conselho curador os enfermeiros Ricardo Soares e Leandra Pereira, e como suplentes Fabrício Quadros e Jhonson Marques. Para o conselho fiscal, os servidores elegeram Leila Mota, como membro titular, e Mariza Carneiro como suplente.
Segundo um dos servidores presentes o momento é de esperança em um novo formato para o hospital, e essa eleição mostra a importância dos servidores públicos neste processo, pois tem o direito de indicar dois representantes no conselho curador, composto por nove membros titulares, e um no fiscal, composto por três membros titulares. “A eleição dos nossos colegas representantes nos conselhos, curador e fiscal, significa um grande passo para todos nós, pois houve comparecimento e uma votação expressiva, o que demonstra união e força dos colegas, além de, os membros eleitos, possuírem grande capacidade técnica e corporativa para defenderem os interesses dos funcionários, sejam eles efetivos ou contratados” acrescentou.
O Conselho curador será composto por dois membros eleitos pelos servidores do HMJ, dois da comunidade através do conselho municipal de saúde, um indicado pelo legislativo, um pelo prefeito, um pelo consórcio intermunicipal de saúde, um eleito dentre os membros da secretaria de saúde e o secretário de saúde como membro nato, e seus respectivos suplentes. O conselho fiscal será composto por um membro eleito pelos servidores do HMJ, um indicado pelo prefeito e um indicado pelo conselho municipal de saúde.