‘Me devolveu a felicidade’, diz mulher que luta contra o câncer ao ganhar peruca em Montes Claros

Fotos: Sarah Thomé/ Arquivo Pessoal

Com o objetivo de melhorar a autoestima das mulheres que perderam o cabelo durante o tratamento do câncer, a empresária e cabeleireira Nete Freitas, que tem 30 anos de profissão, desenvolveu um projeto de doações de perucas em Montes Claros, no Norte de Minas.

Nesta terça-feira (13 de janeiro) a beneficiada foi a Elsa Maria Ribeiro Tomé, de 61 anos, que está se tratando do câncer de mama. Ela descobriu a doença em julho de 2019, retirou a mama em outubro e iniciou a quimioterapia. Com apenas 10 dias de tratamento os cabelos começaram a cair e depois de uma segunda internação ela decidiu raspar o cabelo.

“A gente se sente diminuída e constrangida quando não estamos bem com a nossa própria imagem e agora que tenho a peruca, estou me sentindo muito melhor. Nete me devolveu a felicidade e agradeço de coração”, diz.

Sarah Thomé Viana, de 23 anos, é filha de Elsa, conta que após a mãe decidir raspar o cabelo e antes mesmo de realizarem o pagamento do serviço, a proprietária abriu mão do dinheiro e ainda ajudou a família oferecendo a peruca.

“Ficamos muito felizes porque sabemos que uma peruca é muito cara, e ganhar uma assim sem custo algum é surpreendente. Na hora eu me prontifiquei a doar o meu cabelo, que estava comprido e chamei umas amigas para doarem também, pois, faria o mesmo por elas. Eu me senti muito querida e amparada por esse gesto com minha mãe, que ficou muito agradecida também e agora só pede a Deus que ilumine a vida dessas pessoas”, afirmou.

O projeto possui seis meses de existência e já realizou a entrega de aproximadamente 30 perucas. A idealizadora ressalta que as doações são atitudes simples para alguns, mas que melhora a autoestima de muitas mulheres e ajudam elas a voltarem a ter um pouco mais de dignidade.

“Comecei o projeto depois que conversei com uma médica da oncologia do Hospital Santa Casa . Ela me contou que muitas pessoas não voltam para fazer o tratamento porque têm medo do cabelo cair, fiquei muito chocada e comovida, porque sei de perto a realidade da vida dessas pessoas, porque meu pai teve câncer de próstata e eu acompanhei ele por um ano no hospital e vi todo sofrimento que elas passam”, disse a cabeleireira.

Nete ainda conta que no sábado (04) foram entregues sete perucas e nesta segunda a beneficiada foi a Elsa Maria; a ação contou ainda com a presença da Miss Montes Claros, Nayara Azevedo, que na oportunidade realizou a doação do próprio cabelo.

“Cortei meu cabelo com o intuito de doação, pois a autoestima é de extrema importância durante o tratamento do câncer e do mesmo jeito que me sentia feliz, queria passar toda essa felicidade ajudando um próximo”, falou a Miss.

Confecção das perucas

Enfrentar o diagnóstico de câncer não é tarefa fácil, mas algumas preocupações das pacientes, como a queda do cabelo, podem ser amenizadas com lenços, chapéus e perucas. Nete explica que para a confecção das perucas ela conta com a ajuda de uma amiga. Além disso é necessário cerca de 500 gramas de cabelo, ou seja, necessita que 5 a 6 pessoas realizem a doação dos seus fios.

“Eu tenho uma parceria com uma amiga que faz as perucas, ela não cobra nada de mim. Faz tudo de bom coração, eu só preciso recolher os cabelos, o que não é muito fácil. Na lista que tenho de pacientes oncológicos, já tem 40 pessoas na fila de espera, então preciso muito da ajuda da população. E além de fazer as perucas eu ofereço também a micro pigmentação na sobrancelha e o procedimento fio a fio que coloca cabelo nos cílios”, afirmou ela.

Para quem quer cortar o cabelo para doação, fazer alguma entrega ou entrar na fila de espera para receber a peruca, é só entrar em contato pelo número (38) 99143-0268.

** Escrita pela repórter Letícia Fernandes / Sugestão de pautas pelo telefone: (38) 9.9105-8500.