Minas Gerais fechou o saldo de formalização em 2019 com mais de 1 milhão de Microempreendedor Individual (MEI). De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados do Portal do Empreendedor, Minas Gerais (1.073.166 ), Rio de Janeiro (1.094.630) e São Paulo (2.549.639) são os estados que fecharam o ano com mais de 1 milhão de formalizados.
No Norte de Minas, região em que o Sebrae atende 85 cidades, o número de MEI atingiu a marca 50.439. Montes Claros é a sexta cidade do estado em número de microempresários individuais formalizados, com 20365, sendo 3.863 somente de janeiro a dezembro de 2019. Além de Montes Claros também se destacam os municípios de Janaúba (2.613 ); Pirapora (2.116 ); Salinas (2.033 ); Taiobeiras (1.835 ) e Januária (1.610 ).
“O número de formalizações aumentou consideravelmente não apenas no Norte de Minas, mas no Brasil. Esse crescimento ainda é reflexo da falta de oportunidade de emprego e, com isso, há uma tendência natural de investir no próprio negócio. Para este ano, temos um cenário com expectativa de melhora na economia e, dessa forma, esperamos que as pessoas possam empreender por oportunidade e não por necessidade”, avalia o gerente regional Norte do Sebrae Minas, Cláudio Luiz Oliveira.
Os setores com mais formalização em todo estado em 2019 foram bares, salão de beleza, promoção de vendas, pedreiros e lojas de roupas e acessórios. As cinco ocupações corresponderam juntas por 40% das 180 mil formalizações em Minas Gerais, entre janeiro e dezembro do mesmo ano.
Comércio e serviços juntos foram responsáveis por 72% dos formalizados no estado, ou seja, 131 mil MEI. Já a agropecuária foi o setor com menor número: 2.167 MEI. “O alto índice de formalizações nesses setores também se justifica pelo baixo investimento inicial para abrir esse tipo de empresa e, sobretudo, o tamanho do mercado consumidor”, ressalta a analista do Sebrae Minas Laurana Viana.
No ranking das cidades com o maior número de MEI nos 12 últimos meses estão: Belo Horizonte (35,2 mil MEI), Contagem (7,4 mil MEI), Uberlândia (8,4 mil MEI), Juiz de Fora (6,1 mil MEI), Betim (4,3 mil MEI) e Montes Claros (3,8 mil MEI).
Perfil
O estudo do Sebrae mostra que no acumulado dos formalizados mineiros, 53% são homens e 47% mulheres. Além disso, 54% dos MEI do estado têm entre 31 a 50 anos de idade.
Benefícios e apoio
Para ser MEI, é necessário ter um faturamento anual limitado a R$ 81 mil, não ter sócio, nem filiais, trabalhar sozinho ou ter no máximo um empregado (que receba piso da categoria ou salário mínimo) e atuar em uma das ocupações permitidas pela Lei. Entre as vantagens estão: abrir conta bancária de Pessoa Jurídica, ter acesso a linhas de crédito com condições mais atrativas, participar de licitações, dent
Ao longo de 11 anos, desde quando foi criado o MEI, o Sebrae Minas tem apoiado e desenvolvido ações para estimular a formalização. Atualmente, oferece