Quase 50 procedimentos cirúrgicos foram realizados durante um mutirão em Porteirinha. A iniciativa da ONG Anjos do Sertão começou na sexta-feira e atendeu a população carente da cidade. Ao todo, foram realizadas 20 vasectomias, seis cirurgias de vesícula, seis cirurgias de hérnia e 15 implantes de DIU.
A equipe cirúrgica trabalhou de forma voluntária, entretanto, foi feita uma parceria entre a Prefeitura do município e a Santa Casa e Hospital São Vicente, instituição onde foram realizados os procedimentos. “Iremos receber, por cada procedimento, o valor de R$650, que serão investidos na infraestrutura hospitalar”, explica o diretor administrativo do hospital, Gilson Paulo de Almeida. “Essas ações beneficiam não somente a instituição e os pacientes, mas também o município, visto que se os procedimentos fossem realizados de forma privada, os valores seriam maiores”, diz.
Idealizador e responsável pelo mutirão, o urologista Gilfred Canuto explica que a ideia de realizar a ação social nasceu há cerca de quatro anos, quando levou um paciente de Porteirinha para Ribeirão Preto para realizar um tratamento contra câncer. Canuto conta que, na época, o paciente se mostrou muito triste por não poder receber os mesmos cuidados na própria cidade. Daí surgiu a ideia de realizar atendimentos gratuitos na região.
Segundo o médico, já foram realizados dois mutirões de vasectomia – um em Pai Pedro e um em Porteirinha. “Nossa primeira ação foi um Novembro Azul em uma comunidade Quilombola do município. Na época, identificamos vários casos de tumor em pessoas bem carentes”, conta. “Todos os atendimentos são oferecidos aos pacientes que já estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclarece Canuto. Ele ressalta que o foco do mutirão é no planejamento familiar, que impacta diretamente na economia e no social da região.
Canuto, no entanto, afirma que a vasectomia não é incentivada pelos médicos. “O impacto econômico e social, por exemplo, de um filho que não era esperado, é muito grande. Não queremos fazer controle populacional, é preciso deixar isso claro. Nossa intenção é atender as famílias que desejam realizar os procedimentos”, reitera.
Anjos do Sertão
O Anjos do Sertão é um grupo de voluntários que atua na área da saúde no Norte de Minas, com o objetivo de atender a população carente. Além de profissionais da saúde, o grupo é formado por advogados, contadores e outros. Atualmente, o Anjos do Sertão arcam com os valores necessários para as ações.
“Vamos contar com a doação da sociedade somente quando conseguirmos estabelecer um sistema completamente transparente, de forma a garantir a idoneidade da ONG”, garante o médico responsável, Gilfred Canuto.
Escrita pela jornalista Vanessa Araújo.