A missa de sétimo dia em homenagem ao jornalista Elias Siufi será celebrada às 18:30 desta segunda-feira (23 de dezembro), na igreja Rosa Mistica.
Segundo as informações da assessoria de comunicação do Hospital Aroldo Tourinho, onde ele estava internado, Siufi faleceu em decorrência de uma pneumonia grave e estava internado desde 19 de setembro deste ano. O jornalista deixa esposa, filhos, neto e bisnetos.
A igreja fica localizada na Rua Olímpio Dias de Abreu, Nº 513, no Bairro Jardim São Luiz.
Trajetória de Elias Siufi
Elias Siufi tinha 78 anos e nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde começou a trabalhar em emissoras de rádio. Ele chegou a Montes Claros em 1964, assumindo a Rádio Sociedade Norte de Minas (ZYD-7), emissora que foi por um longo tempo a única da região e que ele dirigiu por muitos anos.
Em 1976, Elias Siufi participou da primeira tentativa de trazer uma emissora de televisão para a região, mas os processos de concessão foram anulados. Mas, ele não desistiu.
Ele foi o grande responsável, junto a outros empresários, por trazer em 14 de setembro de 1980 para a cidade o primeiro canal próprio de televisão, a “TV Montes Claros”, emissora da Rede Bandeirantes de Rádio e TV, emitia seu sinal para a população.
Em 1987, a TV Montes Claros deixou a Rede Bandeirantes e tornou-se afiliada à Rede Globo, passando também a repetir parte da programação produzida pela TV Globo Minas, a conhecida Inter TV Grande Minas.
Além de empresário, Siufi também tinha dom para a comunicação, esteve por diversas vezes à frente das câmeras e apresentou programas como “Dois Pontos” e “Debate no Quatro”, quando a emissora já havia se tornado afiliada Globo.
Ele exerceu a função de provedor da Santa Casa de Montes Claros e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Industrial; foi ainda secretário municipal da Fazenda entre outras funções de de alto escalão na Prefeitura de Montes Claros.