Após apresentação, na última segunda-feira (25), pelo mestrando Ricardo Soares de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), de sugestões técnicas sobre melhorias no serviço, feita para a secretária de educação Rejane Veloso, para a coordenadora do setor Maíra Sapori e para o diretor de tecnologia da informação (DTI), Reinan de Brito, a equipe da DTI agiu rápido e iniciou o processo de modificação no sistema Sisdamet que é utilizado pelo médico no ato da perícia médica.
Na tarde desta quinta-feira (28), o mestrando Ricardo Soares foi chamado por Reinan de Brito para indicar aos analistas do setor quais os problemas encontrados no sistema. Foi feita a correção da inconsistência que duplicava o número do CID-10 impresso a partir do Relatório de Licença Médica (RLM) e o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Foram apresentadas 6 sugestões técnicas, duas já haviam sido concretizadas, a contratação de um médico psiquiatra, a adoção de fluxo de recebimento de atestados e agora a correção da impressão do ASO e RLM com CID-10 incorretos. Esta pesquisa é orientada pelas professoras Dra. Simone de Melo Costa e Dra. Patrícia Helena Costa Mendes, do departamento de odontologia da Unimontes.
O analista Marcelo Ribeiro, responsável pelo Sisdamet, após análise, indicou um tempo de cerca de 15 dias para resolver a sugestão técnica sobre a disponibilização do histórico ao médico perito, dos pacientes atendidos, uma outra sugestão técnica a partir da pesquisa. Conforme o analista trata-se de uma demanda mais demorada, pois requer uma série de alterações na matriz do sistema, entretanto já afirmou ser possível realizar.
Reinan de Brito tem se destacado à frente da DTI, sua performance vem possibilitando sua diretoria a se transformar numa das mais rápidas e eficientes da prefeitura, aja visto a atuação de sua equipe junto ao novo processo de implantação do ponto eletrônico e do novo sistema de governança, e agora na resolução dessas demandas que melhorarão e darão consistência ao processo de perícia médica. Em entrevista a nossa reportagem Reinan disse que o mérito de qualquer coisa que se atribua à diretoria deve ser direcionado, também e principalmente, a todos os servidores que fazem parte do setor, ambos desenvolvem suas atividades com empenho e exemplar comprometimento.