Montes Claros sediará neste domingo (1º de dezembro), a 5ª edição da Copa Norte de Minas de Jiu-Jitsu, que será realizada a partir das 8:30h, no ginásio poliesportivo Ana Lopes, que fica localizado na Avenida Pedro Augusto Veloso, Nº 39, no Bairro Morada do Sol.
De acordo com a organização são esperados uma média de 400 a 500 atletas e durante todo o dia cerca de duas mil pessoas devem passar pelo ginásio. A entrada para o evento é a doação de um quilo de alimento não perecível com exceção de sal. Todos os alimentos arrecadados serão repassados para a Capelania que, posteriormente, farão a entrega dos donativos para famílias carentes.
Pela terceira vez o projeto social “Lutando Pelo Bem”, criado por Policiais Militares da cidade de Bocaiuva, no Norte de Minas, participará do evento. De acordo com o coordenador e um dos professores, sargento Paulo Junior, o projeto existe há cerca de três anos e atende crianças e adolescentes do município.
“Esse projeto foi criado com o objetivo de tirar as crianças e adolescentes de ambientes inadequados para eles. Aqui eles têm todo um aparo social, além de aulas de Jiu-Jitsu e capoeira, que são ministradas por dois policiais militares e um civil. Este ano vamos mais uma vez para Copa Norte de Jiu-Jitsu com apenas 16 atletas, pois tivemos alguns problemas com o patrocínio, mas esperamos bons resultados, como obtivemos nos anos anteriores” afirmou o coordenador.
O sargento ainda explica que o projeto que começou com 20 crianças conta hoje com 160, divididos em três turnos. Na edição passada todos os atletas do projeto levaram medalha para casa.
Premiações
O evento, que uni competidores de toda a região, este ano conta com a premiação que varia de R$100 a R$1 mil para os competidores da classe Absoluto. Aos demais atletas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar por categoria, e também haverá a premiação em medalhas.
*Estagiário Dihemerson Faria, supervisionado pela editora.